Conheça os principais sintomas da pressão alta ligada a questão emocional

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / AndreyPopov A pressão alta está ligado a diversas causas emocionais, tais como o medo, estresse, ansiedade, preocupação e perfeccionismo.

De acordo com estudo realizado pela American Heart Association, a taxa de mortes por pressão alta aumentou 13% na última década. O Brasil aparece em sexto lugar neste ranking, que abrange dados de 190 países. Fatores psicológicos, estresse, ansiedade e certos traços de personalidade são apontados como os principais desencadeadores da doença.

O corpo físico reflete as emoções e pensamentos dos indivíduos: quando há algum desequilíbrio, o corpo encontra meios para sinalizar a presença do problema. É justamente assim que surgem as doenças emocionais, que são uma manifestação do corpo para alertar que existem questões internas mal resolvidas.

A pressão alta tem causas emocionais profundas, estando relacionada ao medo, estresse, ansiedade, mania de perfeição e excesso de preocupação. Compreender essas disfunções emocionais associadas aos problemas de saúde é fundamental para mudar comportamentos e encontrar a cura para doenças, seja ela qual for.

Estresse: o grande vilão da pressão alta

O estresse aumenta o ritmo cardíaco, acelera a respiração, libera adrenalina, noradrenalina e cortisol, colocando o corpo em um estado de alerta — que, até certo ponto, é normal e benéfico para o organismo, que fica pronto para a ação. Uma sobrecarga desses hormônios, porém, é extremamente prejudicial para a saúde.

Rodrigo Fonseca, presidente da Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional, recomenda que o primeiro passo para lidar com o problema é identificar quais são os fatores estressantes e evitá-los. “O segundo ponto que precisamos ressaltar é a gratidão. Buscar motivos para agradecer é importantíssimo. É comprovado cientificamente que a gratidão diminui drasticamente o cortisol e a adrenalina, além de disparar hormônios como a endorfina e a dopamina, os hormônios do prazer. Seja grato pelo que você já conquistou e pela pessoa que você já é”, recomenda o especialista.

Desenvolva sua inteligência emocional

Liberte-se do que te faz adoecer! A compreensão da sua história de vida e o autoconhecimento são essenciais para curar qualquer doença. Aprender a cuidar das suas emoções e conquistar uma vida mais saudável depende de você. Um dos caminhos mais eficazes é o desenvolvimento da Inteligência Emocional por meio do Método LOTUS.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter