Inscreva-se para receber nossa newsletter

© Depositphotos.com / kb-photodesign O perfeccionismo pode ser visto tanto como uma qualidade ou um defeito.

Muito mais do que um traço da personalidade, o perfeccionismo é um padrão de comportamento que foi desenvolvido de forma inconsciente desde a vida intrauterina. Como tudo na vida tem uma dualidade, os perfeccionistas também têm seu lado positivo e seu lado negativo. Por isso, ser perfeccionista poder ser visto tanto como uma qualidade ou um defeito do ser humano.

Os dois lados do Perfeccionista

A verdade é que a perfeição não existe e, quanto mais um indivíduo busca por ela, mais acaba se frustrando. Isso faz com que as pessoas perfeccionistas sejam muito críticas e exigentes, pois para elas nada é bom o suficiente — nem o que fazem, nem o que as pessoas fazem.

O perfeccionista é crítico consigo mesmo, com as pessoas e com o mundo: quanto maior o grau de exigência, maior seu grau de satisfação. Por outro lado, o indivíduo perfeccionista é muito empenhado e dedicado em tudo o que faz, sem nunca realizar uma tarefa de qualquer jeito. Quando conseguem ser equilibradas, essas pessoas usam o máximo do seu potencial e motivam pessoas a sempre darem seu melhor.

Como nascem os perfeccionistas

Não existe uma causa específica para desenvolver o comportamento perfeccionista, mas a maioria dos perfeccionistas foram crianças muito esperadas, muito cobradas, elogiadas ou muito rejeitadas durante a infância.

Crianças muito esperadas crescem com um alto grau de exigência, alimentando a crença de que é preciso ser perfeito para suprir as expectativas. Crianças muito cobradas e elogiadas, por sua vez, entendem que precisam ser perfeitas para ter a aceitação dos seus pais. Crianças que foram muito rejeitadas podem buscar a perfeição para obter o amor dos seus pais.

Quando crescem, essas crianças acreditam que só serão aceitas se tudo o que fizerem for executado com perfeição. Esses indivíduos acreditam que serão diminuídos, excluídos ou rejeitados se fizerem algo com falha ou limitações.

10 Defeitos de uma pessoa perfeccionista

Quando o perfeccionismo extrapola e foge do equilíbrio, acaba atrapalhando todos os aspectos da vida. Veja alguns padrões de comportamentos negativos dessas pessoas:

  • Buscam a perfeição em si, nas pessoas e na vida, com alto grau de exigência sobre tudo e todos;
  • São pessoas muito críticas consigo mesmas e com os outros;
  • São competitivos ao extremo, pois sempre precisam ser os melhores;
  • Dificuldade para assumir falhas e receber críticas, sempre encontrando justificativas para tudo;
  • Dificuldade para trabalhar em equipe, pois são centralizadores;
  • Falta de confiança nas pessoas, pois acreditam que só eles conseguem fazer as coisas de forma perfeita;
  • Por serem centralizadores, acabam se sobrecarregando em diversas situações;
  • Procrastinação por medo de não obter resultados perfeitos;
  • Atrasos nas tarefas e atividades, pelo alto grau de esforço e exigência;
  • Em alguns casos, não se arriscam e têm tendência a permanecer na zona de conforto, por medo de falhar.

Excelência x Perfeição

A perfeição é uma ilusão, e toda ilusão gera frustração e decepção. Por isso, o mais importante é dar seu melhor, sem necessariamente ser o melhor, ou seja: busque a excelência em vez de perfeição. Quando buscamos a excelência, encontramos o melhor que existe em nós e nos sentimos completos por isso. Quando buscamos a perfeição, encontramos apenas decepção e nos sentimos muito menores do que realmente somos.

Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest

Posts Relacionados

Você está cansado de não conseguir manter metas de longo prazo, ou então ser considerado uma pessoa explosiva? Entenda como parar de agir por impulso!

Leia Mais ►

Você sente dificuldade em realizar trabalhos em equipe? Quer entender a origem desse problema, e como superá-lo? Leia agora e descubra!

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter