Conflito de ideias: como evitar que diferentes pontos de vista gerem confusões

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / ingka.d.jiw Cada pessoa tem uma forma única de ser e pensar, e é fundamental que essas diferenças sejam respeitadas.

Você já se perguntou porque escolheu determinada profissão ao invés de qualquer outra? Já questionou a razão de você ter preferências diferentes dos seus irmãos ou primos? Afinal, por que você tem opiniões diferentes das apresentadas por seus amigos e conhecidos?

Cada pessoa tem uma forma única de pensar e se comportar, que é construída a partir de suas experiências de vida — sejam elas positivas ou negativas. Isso porque o indivíduo interpreta tudo o que vivencia, construindo crenças pessoais que servem como guia para duas ações e escolhas futuras.

Isso significa que cada pessoa é única em sua existência e têm pontos de vista diferentes. Para que a convivência em sociedade seja possível, com relações saudáveis e duradouras, é fundamental que haja respeito às diferenças e à história de cada um.

Como surgem os conflitos

O conflito de ideias nasce da necessidade da razão: quando duas ou mais pessoas possuem opiniões diferentes e alguma das partes insiste em ter razão, se justificando e contrariando o outro, os conflitos surgem.

Algumas pessoas sentem necessidade de ter razão e têm muita dificuldade em ceder a diferentes opiniões. Essa é uma característica observada especialmente em indivíduos que foram muito mimados e superprotegidos durante a infância e, por isso, não aprenderam a lidar com frustrações.

Quem gosta de ser o “dono da verdade” geralmente é muito rígido e inflexível, tornando-se uma pessoa limitada e presa à sua própria razão. Isso faz com que elas não sejam capazes de conhecer diferentes possibilidades, e acabem sempre alcançando os mesmos resultados.

Ser feliz ou ter razão?

É preciso compreender que as pessoas não são iguais, e que respeitar as diferenças é a regra básica para qualquer relacionamento. Da mesma forma que você espera ser compreendido, as pessoas também esperam o mesmo de você.

Conheça a história de vida das pessoas que convivem com você e tente entender quais são as experiências que fazem elas pensarem, sentirem e agirem de determinada maneira. Isso não quer dizer que você precisa sempre concordar com os outros, mas que você deve respeitar incondicionalmente a verdade, de quem quer que seja.

Lidar com o desconhecido causa medo e, por isso, a tendência é que as pessoas se apeguem às mesmas ideias e hábitos, chegando sempre aos mesmos resultados. Enfrentar os medos e questionar as suas verdades não te fará uma pessoa fraca, mas alguém aberto a descobrir novas possibilidades e alcançar novos resultados. Ao escolher entre ter razão e ser feliz, não pense duas vezes e vá em busca da sua felicidade.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter