Confira 7 dicas para criar um filho responsável

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / oksun70 Insira os pequenos nas tarefas da casa apra que eles aprendam a ter responsabilidade desde cedo

Bom seria se os filhos viessem com um manual de instrução! Criar uma filho e prepará-lo para o mundo é uma tarefa desafiadora e requer muita disciplina. É preciso impor limites e, na mesma dose, demonstrar amor e cuidado. Mas como ensinar os valores necessários para contribuir com o processo de desenvolvimento da criança e trazer a noção necessária de responsabilidade?

Identificar os momentos que é preciso dizer não, estabelecer regras e saber dialogar é um grande desafio para todos os pais, e muitos acabam cedendo muito para ver a criança satisfeita. Porém, a vida adulta não é fácil e é preciso saber como encarar as experiências negativas e as frustrações.

É na infância que começamos a aprender que é importante desenvolver o senso de responsabilidade e aceitar que é preciso ter limites. Crianças que crescem sem limites, se tornam adultos que não conseguem lidar com regras, decepções e frustrações. Além de ter muita dificuldade com autodisciplina.

Como trabalhar o senso de responsabilidade nos seus filhos desde cedo

Saiba qual a tarefa para cada idade

Aos 4 anos, seu filho já pode arrumar a mochila da escola. Entre 5 e 7 anos, a criança já consegue arrumar a cama, dobrar suas roupas ou até regar as plantas- uma tarefa divertida que certamente ele irá gostar. Procure observar e entender o momento do seu filho e ir, aos poucos, introduzindo novas tarefas.

Seja o modelo

A criança se inspira em exemplos, é preciso agir de maneira responsável para que a ela tenha a referência necessária e aprenda a ter responsabilidade.

Todos devem participar das tarefas do lar

Inclua seu filho nas atividades e rotinas da casa. Crie uma planilha de tarefas e estabeleça atividades como lavar a louça, arrumar a cama, guardar seus brinquedos, colocar a roupa suja no cesto.

Ensine seu filho a cuidar do que é dele

Sempre procure incentivar que seu filho cuide das suas próprias coisas, assim como ensinar que ele valorize o que é dele.

Não faça para o seu filho o que é tarefa dele

Evite fazer tarefas como o dever de casa ou qualquer outra atividade que seja responsabilidade dele.

Estabeleça regras claras

É preciso deixar claro todas as regras da casa e cuidar para que elas sejam seguidas.

Prefira elogiar as atitudes do que as características natas

Procure sempre ressaltar suas características e atitudes positivas e não foque nos pontos que ainda precisam ser desenvolvidos na personalidade da criança.

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter