Confira 4 dicas de como manter o silêncio no trabalho

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / gstockstudio Manter o silêncio no ambiente de trabalho é essencial para construir um local tranquilo e produtivo.

Quando estão no ambiente de trabalho, as pessoas estão sendo observadas o tempo todo: além da qualidade das atividades realizadas e dos resultados apresentados, a postura mantida no ambiente corporativo está sempre passando por uma avaliação por parte dos gestores e colegas. Nesse sentido, ter equilíbrio e saber como agir de maneira consciente são dois cuidados que podem fazer toda a diferença na carreira de uma pessoa.

Manter uma boa conduta é importante para reduzir conflitos organizacionais e atritos dentro das equipes de trabalho, e a educação gera um clima de harmonia, cooperação e confiança. Em geral, as regras de etiqueta ditam os bons comportamentos nas relações interpessoais e nas relações profissionais, sendo que essas boas condutas a serem seguidas são chamadas de Etiqueta Empresarial.

Manter o silêncio é um dos comportamentos considerados fundamentais para contribuir com a construção de um ambiente tranquilo e não atrapalhar a concentração dos demais. Por outro lado, falar muito alto quando se está no telefone, não saber controlar o volume da própria risada, fazer fofoca e sempre puxar assunto com os colegas que estão tentando trabalhar são atitudes que demonstram falta de postura e pouco comprometimento profissional.

Consequências da falta de silêncio no ambiente de trabalho

  • Falta de foco nas tarefas;
  • Comportamentos infantilizados;
  • Falta de motivação;
  • Falta de controle emocional;
  • Participação em fofocas que desarmonizam a equipe e prejudicam o ambiente corporativo;
  • Hábito de reclamar o tempo todo;
  • Ausência de um planejamento de carreira;
  • Comportamentos dominados pela emoção.

Dicas de Inteligência Emocional para manter uma boa postura no trabalho

Tenha bom senso

É importante prestar atenção e avaliar os motivos que fazem com que exista dificuldades para manter o silêncio no ambiente empresarial. Fatores emocionais devem ser levados em conta, já que pessoas carentes e que precisam de atenção geralmente agem de maneira mais expansiva, como tentativa de serem percebidas.

Por isso, tenha bom senso ao compartilhar seu cotidiano, falar de problemas pessoais ou até de suas conquistas e alegrias. Lembre-se que no trabalho é importante manter uma postura mais reservada e séria.

Cuidado com o celular

A tecnologia é uma aliada poderosa para executar as tarefas de maneira mais rápida. Porém, é importante ter cuidado com o uso de celulares no trabalho: evite ligações pessoais e, caso precise falar um assunto particular, escolha um local privado e utilize um tom de voz adequado ao falar.

Ouça mais

Saber ouvir e dar espaço para que seus colegas possam expressar suas opiniões é uma demonstração de respeito e maturidade. Comunique-se corretamente e demonstre atenção e interesse quando o outro está falando.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

A capacidade em administrar as próprias emoções garante uma postura profissional adequada e positiva. Isso porque as emoções funcionam como um sinalizador do estado interno de cada pessoa e alertam sobre suas necessidades individuais, apoiando tomadas de decisão e estabelecendo limites para o comportamento.

As emoções funcionam como guia, e saber lidar com elas é um diferencial para quem busca crescer profissionalmente. Ao desenvolver sua Inteligência Emocional, portanto, é possível adotar uma postura mais equilibrada e melhorar a sua imagem profissional.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter