Como se livrar da negatividade para começar 2019 com o pé direito?

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com/VectorStory Acredite: a negatividade é um vício, e você precisa se desintoxicar dela agora mesmo.

O ano está acabando e é comum aquela sensação coletiva de que tudo será diferente após a virada do ano. O termo réveillon veio do francês e significa “despertar”, o que faz referência à uma nova etapa que se inicia. Mas, o que fazer para afastar de vez toda a negatividade e começar 2019 com o pé direito?

Para muitos, o réveillon significa um momento de renovação. É uma nova oportunidade para colocar em prática todos os planos que foram esquecidos na gaveta. Para deixar para trás todo o peso e problemas que causam tanto desconforto. Para renascer e repaginar a própria vida.

Então, que tal começar essa nova página em branco deixando de lado toda e qualquer tido de negatividade? Acredite: ela é um vício, e você precisa se desintoxicar dela agora mesmo. Conheça 7 atitudes capazes de mudar sua percepção diária, ajudar a desenvolver sua inteligência emocional e, além de tudo isso, transformar as pessoas ao seu redor — mesmo as que você sequer conhece.

7 passos para se livrar da negatividade

Exercite a gratidão

Imagine o seguinte cenário: em casa, no Natal, uma menininha pobre espera os missionários da igreja que trarão os donativos do ano. No meio das contribuições, espera que esteja a boneca com que tanto sonha.

A garotinha, porém, recebe, por engano, um par de muletas. Mas ainda ela fica feliz, porque, aplicando os ensinamentos do pai, ela comemora o fato de poder andar sem precisar de apoio.

Essa história, tirada do livro Pollyanna, de Eleanor Porter, mostra uma regrinha importante que deve ser levada para a vida toda: concentrar-se nos infortúnios é uma forma de se afundar na amargura.

É claro que problemas não devem ser ignorados e precisam de reflexão, mas, em vez de colocá-los no centro de tudo, que tal mentalizar o que há de positivo e sentir-se grato por isso? É uma maneira simples de exercitar o otimismo e um sinal de inteligência emocional.

Ria mais

Você com certeza já ouviu por aí que rir é o melhor remédio. E é mesmo. Dar boas gargalhadas faz com que o organismo libere serotonina, um neurotransmissor diretamente ligado ao bem-estar que ainda nos protege de certos males físicos, como infartos, tromboses e acidentes vasculares.

Quer mais? Rir queima cerca de 40 calorias a cada 15 minutos. Deve-se lembrar, também, que dar risadas é contagioso. Já reparou que é impossível não sorrir com os vídeos de bebês gargalhando copiosamente na internet? É uma reação natural, que simboliza os resultados da alegria no nosso dia a dia.

Ao sorrir, é possível mudar a energia dos ambientes e até mesmo a percepção das pessoas a seu respeito. Afinal, é mais fácil desenvolver empatia por alguém bem-humorado, não é mesmo? Portanto, converse com amigos, assista comédias, faça piadas consigo mesmo. Isso alivia a tensão e ajuda — muito! — na descoberta da positividade que há em você.

Coloque-se no lugar do outro

Como você se sentiria se, no dia mais triste da sua vida, alguém ignorasse completamente seus sentimentos? Imagine se, ao procurar um amigo para desabafar, ele classificasse como besteira o que você diz? Com certeza essas seriam situações extremamente desagradáveis. E está aí, então, a chave para exercitar a compaixão: colocar-se no lugar do outro.

Oferecer um ombro amigo e ouvir o que uma pessoa tem a contar são exemplos de ações com benefícios duplos: você alivia o sofrimento de alguém e, ao mesmo tempo, evolui. Lembre-se que qualquer situação é sempre uma fonte de reflexão e aprendizado, mesmo não estando diretamente ligada a você.

Ajude quem precisa

Auxílio e prontidão devem se manifestar o tempo todo, até nas questões mais simples. Acredite: ajudar a caixa do supermercado a condicionar suas compras, oferecer informações a quem parece perdido, compartilhar conhecimentos importantes no trabalho, eliminando o sentimento de disputa, e praticar qualquer ação de bem sem olhar a quem fazem a diferença.

É muito comum ouvir relatos descrentes sobre a indiferença e o individualismo das pessoas. Por que não mudar um pouco isso?

Cerque-se de pessoas positivas

Todos somos verdadeiros ímãs de sentimentos e energias. Não acredita? Basta comparar o peso que sente em ambientes como hospitais ou velórios com a leveza de um passeio no sítio no final de semana.

Por isso, tendo consciência de que todos somos grandes esponjas de sentimentos, trate de manter por perto pessoas positivas, que tenham calma e serenidade para resolver quaisquer impasses. Além de ganhar motivação de sobra, ao estar perto delas você também aprenderá muito.

Tome o controle

Não se coloque na posição de vítima. Quando a responsabilidade pelos obstáculos é colocada em fatores externos, você tira das mãos o controle que tem sobre a própria vida, tornando-se fácil, assim, acreditar em situações irreversíveis e problemas incontornáveis.

Muito embora incidentes inesperados aconteçam, tenha sempre em mente que o que será feito a partir deles só depende de você. Pense adiante, supere, encontre o equilíbrio. Lembre-se de que, no entanto, isso não significa que deve ignorar a consciência sobre causas e consequências.

Em todo e qualquer momento, reflita sobre sua parcela de responsabilidade sobre o acontecido, mesmo que essa parcela seja mínima. Se o comportamento prejudicou outra pessoa, peça desculpas. Se o problema foi apenas com você, perdoe-se e mude. Afinal, diagnósticos com o devido tratamento levam à cura, não é mesmo?

Desenvolva sua Inteligência Emocional

A Inteligência Emocional é uma grande aliada para você que quer se livrar da negatividade: o componente emocional diz respeito a nossa capacidade de reconhecer e lidar com nossas emoções. Como consequência do desenvolvimento da Inteligência Emocional, as pessoas são capazes de aprimorar seus relacionamentos, melhorar seus resultados e resolver conflitos interpessoais de maneira prática.

Se você quer desenvolver sua Inteligência Emocional você deve conhecer o Lotus Inteligência Emocional, uma experiência única e imersiva que, em apenas 3 dias, te guiará através de uma profunda reflexão sobre o comportamento humano.

E então, pronto para afastar toda a negatividade e começar 2019 com o pé direito?

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter