Como saber se estou com depressão severa? Conheça os principais sintomas!

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / [email protected] A depressão severa afeta as pessoas, deixando-as com uma tristeza constante e extrema.

Segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em fevereiro de 2017, a depressão afeta um total de 322 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, o problema afeta 11,5 milhões de pessoas (quase 6% da população), número que deixa o País no primeiro lugar entre os que mais apresentam o transtorno na América Latina e segundo com maior prevalência do problema nas Américas, perdendo apenas para os Estados Unidos.

Entre os anos de 2005 e 2015, o número de pessoas depressivas cresceu 18,4%. Estimativas apontam que, até 2030, a depressão será a doença mais comum em todo planeta, superando as doenças cardiovasculares e o câncer.

Tristeza x depressão

A tristeza faz parte da vida e, na maioria das vezes, existe um motivo específico para alguém sentir-se triste, tais como o término de um relacionamento, a perda de alguém querido ou uma demissão. Este sentimento, porém, dura um determinado período de tempo e o indivíduo se recupera.

A depressão, por outro lado, é uma doença que se manifesta por meio da presença de uma tristeza sem motivo aparente e que consome o indivíduo, incapacitando-o e impedindo que ele viva sua rotina como normalmente faria. O principal sintoma da depressão é a negatividade em relação a si mesmo, ao mundo e ao futuro. Em geral, a pessoa deprimida só consegue pensar e enxergar as coisas negativas.

Vale lembrar que a depressão é uma doença, e é fundamental saber identificar os sintomas do problema para que ele seja diagnosticado corretamente. Caso contrário, o transtorno pode evoluir para uma depressão severa, agravando consideravelmente o quadro.

O que é a depressão severa?

A depressão severa (também conhecida como depressão profunda ou clínica) é caraterizada por uma tristeza constante e extrema, que impede o indivíduo de manter contato até com seus amigos mais próximos e familiares. O problema também causa uma incapacitação profissional e, muitas vezes, essas pessoas não conseguem sequer cuidar da própria higiene pessoal.

Sintomas da depressão severa

  • Tristeza constante, profunda e incapacitante;
  • Sentimento de vazio e irritabilidade;
  • Isolamento;
  • Pensamentos suicidas;
  • Distúrbios do sono (insônia ou dormir demais);
  • Drástica diminuição do desempenho no trabalho;
  • Dificuldades para manter a higiene pessoal;
  • Fadiga;
  • Sentimento de culpa e inutilidade.

Como a Inteligência Emocional pode ajudar

A depressão é uma doença psicológica, emocional e ambiental que vai muito além de alterações químicas e fatores genéticos. É possível controlar a parte química e genética com a utilização de medicamentos, mas é fundamental cuidar dos fatores emocionais para que a medicação não funcione apenas como “camuflagem” para questões que precisam ser identificadas e curadas.

Este processo de consciência que a cura emocional das doenças proporciona pode ser aprendido e praticado com o desenvolvimento da Inteligência Emocional, que é o conjunto de habilidades que permitem a administração das adversidades da vida, aceitação e percepção das emoções.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter