Como lidar com o diagnóstico de doenças terminais?

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / victoreus O diagnóstico de uma doença terminal traz muitas dores e medos, e é importante saber lidar com esses sentimentos para não viver o luto antes da hora.

A única certeza na vida de qualquer pessoa é a morte. Não é por isso, porém, que é fácil lidar com o diagnóstico de uma doença terminal. Quem está com uma doença grave e em estado avançado sente dores de todas as formas: físicas, emocionais, mentais e espirituais. Por isso, é fundamental saber lidar com doenças terminais e tornar o fim da vida menos sofrido.

Como lidar com o diagnóstico de doenças terminais?

Guarde o luto para o momento certo

Tristeza, medo, raiva, revolta e culpa são emoções comuns em pacientes terminais. Por isso, além dos cuidados médicos e psicológicos, é fundamental tomar cuidado para que o processo de luto não seja iniciado antes mesmo da morte. Isso geralmente acontece porque a falta de esperança gera emoções negativas e de pesar.

Essa atitude, porém, pode ser muito prejudicial para quem está com uma doença terminal. Evite se lamentar e chorar perto do paciente, mas coloque-se à disposição caso ele queira chorar no seu ombro. O que essas pessoas mais precisam nesse momento é de apoio, carinho e amor.

Desfrute a vida de forma digna e feliz

Antes de se despedir ou se sentir sem vida antes do tempo, se esforce para viver coisas positivas, realizar sonhos, encontrar pessoas que fazem falta em sua vida e dizer tudo aquilo que você deixou de falar — como “eu te amo” ou “me perdoe”.

Pense diferente

Por mais difícil que seja, use a situação para correr atrás do tempo perdido. A maior parte das pessoas não sabe até quando viverá e, por isso, deixam muitas coisas para depois e perdendo inúmeras oportunidades. Se você sabe que tem um tempo determinado, faça tudo o que puder e não se arrependa.

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter