Inscreva-se para receber nossa newsletter

© Depositphotos.com / victoreus O diagnóstico de uma doença terminal traz muitas dores e medos, e é importante saber lidar com esses sentimentos para não viver o luto antes da hora.

A única certeza na vida de qualquer pessoa é a morte. Não é por isso, porém, que é fácil lidar com o diagnóstico de uma doença terminal. Quem está com uma doença grave e em estado avançado sente dores de todas as formas: físicas, emocionais, mentais e espirituais. Por isso, é fundamental saber lidar com doenças terminais e tornar o fim da vida menos sofrido.

Como lidar com o diagnóstico de doenças terminais?

Guarde o luto para o momento certo

Tristeza, medo, raiva, revolta e culpa são emoções comuns em pacientes terminais. Por isso, além dos cuidados médicos e psicológicos, é fundamental tomar cuidado para que o processo de luto não seja iniciado antes mesmo da morte. Isso geralmente acontece porque a falta de esperança gera emoções negativas e de pesar.

Essa atitude, porém, pode ser muito prejudicial para quem está com uma doença terminal. Evite se lamentar e chorar perto do paciente, mas coloque-se à disposição caso ele queira chorar no seu ombro. O que essas pessoas mais precisam nesse momento é de apoio, carinho e amor.

Desfrute a vida de forma digna e feliz

Antes de se despedir ou se sentir sem vida antes do tempo, se esforce para viver coisas positivas, realizar sonhos, encontrar pessoas que fazem falta em sua vida e dizer tudo aquilo que você deixou de falar — como “eu te amo” ou “me perdoe”.

Pense diferente

Por mais difícil que seja, use a situação para correr atrás do tempo perdido. A maior parte das pessoas não sabe até quando viverá e, por isso, deixam muitas coisas para depois e perdendo inúmeras oportunidades. Se você sabe que tem um tempo determinado, faça tudo o que puder e não se arrependa.

Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest

Posts Relacionados

Caso você ainda não conheça o significado do termo “mindset”,

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter