Inscreva-se para receber nossa newsletter

Os sonhos, metas e objetivos funcionam como um combustível para o ser humano. São eles que fazem as pessoas levantarem todos os dias e irem em busca da realização. Uma pessoa sem sonhos não tem motivação e nem propósito. Mas não basta apenas sonhar: para alcançar os objetivos é preciso agir, planejar e acreditar.

Tudo o que você vive hoje é resultado das escolhas que fez no passado. Se você é advogado, certamente há alguns anos escolheu fazer a faculdade de Direito. Se você está acima do peso, certamente os alimentos que você escolheu ingerir nos últimos anos o fizeram engordar. Todas as escolhas refletem no futuro, e isso quer dizer que as escolhas que você faz hoje levarão você a determinados caminhos e direções.

Fazer um planejamento para sua vida, portanto, não é apenas uma questão de colocar sonhos e metas no papel. É necessário ter autoconhecimento para fazer escolhas que vão ao encontro de seus valores e sonhos, com aquilo que realmente tem significado para você.

Veja abaixo como elaborar um planejamento de vida que seja eficiente e alcançável.

Passos para o seu planejamento de vida

Dê vida aos seus sonhos

Coloque no papel tudo aquilo que você quer realizar em cada uma das áreas da sua vida: saúde física, saúde profissional, saúde espiritual, saúde familiar, saúde intelectual, saúde social, saúde financeira e saúde ecológica.

Deixe sua imaginação fluir e lembre-se que não existe certo e errado: se é seu sonho, então ele é certo para você.

Encontre propósito

Para cada sonho, pergunte-se “para que desejo realizar este sonho” e “por que desejo realizar este sonho”.

Ao encontrar a resposta da primeira pergunta, você encontra o propósito por trás dele, trazendo ainda mais incentivo e motivação para buscar a realização. A resposta para a segunda pergunta, por sua vez, revela os valores por trás de seus sonhos.

Com esta análise, você talvez perceba que determinado objetivo está relacionado a algo que alguém disse que seria bom para você, ou porque você deseja ser igual a alguma pessoa. E é justamente aí que está a grande questão: de quem são os sonhos que você busca? Eles realmente são seus? Reflita sobre isso.

Descubra seus valores

Respeito, liberdade, disciplina, flexibilidade, verdade, crescimento, motivação ou reconhecimento. O que é importante para você? Avalie se todos os seus sonhos vão ao encontro dos seus valores.

Desperte seus talentos

No que você é realmente bom? Quais atividades você faz e não vê o tempo passar? Para que as pessoas lhe procuram? Ter consciência dos seus talentos é essencial para ativar recursos internos, que são fundamentais para a realização dos seus objetivos.

Revise seus sonhos

Se necessário, não tema alterar e restabelecer os sonhos que você definiu anteriormente. Se existe algum sonho que não faça sentido mais para você, que não é realmente seu ou que não é compatível com seus valores, descarte-o e vá em busca do que realmente tem a ver com você.

Priorize

Defina prioridades para cada campo de sua vida, separando os sonhos a curto, médio e longo prazo, colocando-os em ordem crescente.

Defina prazo

Estabeleça a data máxima para realizar cada sonho, colocando dia, mês e ano. Esta é uma etapa muito importante, pois é um compromisso firmado com você mesmo.

Contemple

Seu planejamento de vida está pronto! Ele deve ser baseado exclusivamente em suas verdades, valores e no que é importante para você.

Deixe-o em um local visível e olhe seu planejamento diariamente. Ele deve ser um tesouro, que mantém você disciplinado e motivado a sempre dar o melhor de si.

Planejamento de sonhos

Para realizar cada um dos seus sonhos, existe um pequeno segredo: transforme seus sonhos em metas. A partir daí, estabeleça cada passo que precisa ser dado até a realização: crie estratégias e organize-as, crie uma planilha com cada passo, coloque datas para que cada etapa esteja concluída e acompanhe o andamento diariamente.

Este é seu Planejamento de Sonhos, uma ferramenta importantíssima para dar suporte ao seu Planejamento de Vida. Lembre-se de comemorar e agradecer cada passo dado, percebendo como você é capaz de realizar coisas importantes diariamente.

Use o Planejamento de Sonhos para medir o seu desempenho e perceba que tudo depende absolutamente de você!

Imagem: iStock.com / eternalcreative

Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest

Posts Relacionados

Hoje, vamos compartilhar com você algumas dicas para economizar, e

Leia Mais ►

Hoje, em comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra, nós

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter