Tel: 11 2985-5949
Fale com um consultor pelo WhatsApp

Como fazer um planejamento para sua vida

Publicado em: 25/01/2016 Por: Equipe SBie
mulher fazendo planos

Os sonhos, metas e objetivos funcionam como um combustível para o ser humano. São eles que fazem as pessoas levantarem todos os dias e irem em busca da realização. Uma pessoa sem sonhos não tem motivação e nem propósito. Mas não basta apenas sonhar: para alcançar os objetivos é preciso agir, planejar e acreditar.

Tudo o que você vive hoje é resultado das escolhas que fez no passado. Se você é advogado, certamente há alguns anos escolheu fazer a faculdade de Direito. Se você está acima do peso, certamente os alimentos que você escolheu ingerir nos últimos anos o fizeram engordar. Todas as escolhas refletem no futuro, e isso quer dizer que as escolhas que você faz hoje levarão você a determinados caminhos e direções.

Fazer um planejamento para sua vida, portanto, não é apenas uma questão de colocar sonhos e metas no papel. É necessário ter autoconhecimento para fazer escolhas que vão ao encontro de seus valores e sonhos, com aquilo que realmente tem significado para você.

Veja abaixo como elaborar um planejamento de vida que seja eficiente e alcançável.

Passos para o seu planejamento de vida

Dê vida aos seus sonhos

Coloque no papel tudo aquilo que você quer realizar em cada uma das áreas da sua vida: saúde física, saúde profissional, saúde espiritual, saúde familiar, saúde intelectual, saúde social, saúde financeira e saúde ecológica.

Deixe sua imaginação fluir e lembre-se que não existe certo e errado: se é seu sonho, então ele é certo para você.

Encontre propósito

Para cada sonho, pergunte-se “para que desejo realizar este sonho” e “por que desejo realizar este sonho”.

Ao encontrar a resposta da primeira pergunta, você encontra o propósito por trás dele, trazendo ainda mais incentivo e motivação para buscar a realização. A resposta para a segunda pergunta, por sua vez, revela os valores por trás de seus sonhos.

Com esta análise, você talvez perceba que determinado objetivo está relacionado a algo que alguém disse que seria bom para você, ou porque você deseja ser igual a alguma pessoa. E é justamente aí que está a grande questão: de quem são os sonhos que você busca? Eles realmente são seus? Reflita sobre isso.

Descubra seus valores

Respeito, liberdade, disciplina, flexibilidade, verdade, crescimento, motivação ou reconhecimento. O que é importante para você? Avalie se todos os seus sonhos vão ao encontro dos seus valores.

Desperte seus talentos

No que você é realmente bom? Quais atividades você faz e não vê o tempo passar? Para que as pessoas lhe procuram? Ter consciência dos seus talentos é essencial para ativar recursos internos, que são fundamentais para a realização dos seus objetivos.

Revise seus sonhos

Se necessário, não tema alterar e restabelecer os sonhos que você definiu anteriormente. Se existe algum sonho que não faça sentido mais para você, que não é realmente seu ou que não é compatível com seus valores, descarte-o e vá em busca do que realmente tem a ver com você.

Priorize

Defina prioridades para cada campo de sua vida, separando os sonhos a curto, médio e longo prazo, colocando-os em ordem crescente.

Defina prazo

Estabeleça a data máxima para realizar cada sonho, colocando dia, mês e ano. Esta é uma etapa muito importante, pois é um compromisso firmado com você mesmo.

Contemple

Seu planejamento de vida está pronto! Ele deve ser baseado exclusivamente em suas verdades, valores e no que é importante para você.

Deixe-o em um local visível e olhe seu planejamento diariamente. Ele deve ser um tesouro, que mantém você disciplinado e motivado a sempre dar o melhor de si.

Planejamento de sonhos

Para realizar cada um dos seus sonhos, existe um pequeno segredo: transforme seus sonhos em metas. A partir daí, estabeleça cada passo que precisa ser dado até a realização: crie estratégias e organize-as, crie uma planilha com cada passo, coloque datas para que cada etapa esteja concluída e acompanhe o andamento diariamente.

Este é seu Planejamento de Sonhos, uma ferramenta importantíssima para dar suporte ao seu Planejamento de Vida. Lembre-se de comemorar e agradecer cada passo dado, percebendo como você é capaz de realizar coisas importantes diariamente.

Use o Planejamento de Sonhos para medir o seu desempenho e perceba que tudo depende absolutamente de você!

Imagem: iStock.com / eternalcreative

Não perca mais essa grande
oportunidade de mudar sua vida!

Pesquisas constatam que pessoas com alto grau de
Inteligência Emocional são mais realizadas e felizes.