Como falar bem em público

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

Algumas pessoas entram em desespero só de pensar na hipótese de falar em público, enquanto outras falam para multidões com tranquilidade e de forma natural e até gostam disso. Afinal, por que uns têm tanta facilidade e até gostam de falar em público, e outros vivem fugindo dessa tarefa?

Se você quer saber como falar bem em público e superar os seus medos, o primeiro passo é usar a Inteligência Emocional. E, a partir daí, aliar as técnicas de comunicação. Entenda.

Como falar bem em público

Use a sua Inteligência Emocional

Existem diversos fatores emocionais que podem impedir a sua comunicação e tomar consciência deles é justamente o primeiro passo para começar a superar o medo de falar em público.

Quando uma pessoa que não tem habilidade e/ou não se sente confortável de falar em público precisa se dispor a essa tarefa, ela apresenta reações físicas como: sudorese, vermelhidão, aceleração nos batimentos cardíacos, tontura, amnésia e até gagueira.

Esses sintomas são reações emocionais, e não físicas. Portanto, saber lidar com essas emoções é fundamental para manter a tranquilidade. Identifique o que, de fato, acontece com você nessa situação: você é muito tímido? Tem medo de ser criticado ou ridicularizado? Você é uma pessoa muito crítica em relação a você e aos outros? Sabe lidar com erros? Você é muito perfeccionista? É inseguro? Já passou por alguma situação em que foi humilhado publicamente?

Depois de identificar como seu emocional reage nessas situações, busque na sua historia de vida quais experiências ou aprendizados fazem com que você se sinta assim. Por exemplo, se você era muito cobrado na sua infância, ou tinha pais que queriam tudo perfeito, possivelmente tem necessidade de ser perfeito e pode ter muita dificuldade para lidar com erros.

Com isso, pode ser que você, inconscientemente, tenha desenvolvido esse pavor de falar em público simplesmente para se proteger. Por outro lado, se você já foi ridicularizado ou humilhado em alguma situação, pode ser que você tenha muito medo de que isso se repita, a ponto de travar.

A timidez também é uma forma de proteção, responsável por poupar a pessoa de ser observada, analisada, criticada e até elogiada. Muitas pessoas não sabem lidar com elogios, e isso também está diretamente ligado à sua história.

Você pode utilizar infinitas técnicas para saber como falar bem, mas se tiver alguma questão emocional mal resolvida em relação à sua comunicação ou segurança, sempre haverá essa sensação de medo e desespero.

Prepare-se para o seu discurso

Estude bastante o tema do seu discurso. Leia, escreva, fale sobre o assunto com outras pessoas. Não estude somente o básico e amplie seu conhecimento sobre o tema, especialmente se houver interação com a plateia durante o discurso.

Quanto mais você souber, mais se sentirá seguro. Separe sua mensagem em tópicos — com começo, meio e fim —, dizendo no início da apresentação qual tema será abordado, de modo que as pessoas possam acompanhar seu raciocínio. Treine sua apresentação em frente ao espelho e para outras pessoas.

Use metáforas

Se você quer saber como falar bem em público, precisa saber como contar histórias. Histórias são mais lembradas do que teorias. Quando contamos uma história, estamos estimulando o ouvinte a usar a imaginação, os recursos auditivos, visuais e cinestésicos, deixando-o mais envolvido com a mensagem que está sendo transmitida. Além disso, quando você associa uma história a alguma teoria, dificilmente irá esquecer o que deseja falar.

Conheça o público

Falar gírias para um grupo de empresários pode não ser muito legal, mas em um grupo de adolescentes isso pode prender a atenção. Portanto, conheça o nível intelectual de seu público, a faixa etária e o quanto eles dominam o tema. Assim, é possível direcionar a comunicação, evitando falar muito sobre aquilo que já é conhecido ou usar uma linguagem que não seja de entendimento geral.

Tenha um roteiro de apoio

Apresentações de slides — quando bem feitas, com pouco texto, mais imagens, ideias e frases importantes — podem lhe ajudar muito na linha de raciocínio. Mas nem sempre esses recursos estão disponíveis ou podem ser utilizados.

Nesses casos, ou se a sua apresentação for mais simples, leve um cartão de notas com as palavras-chave e frases que possam lhe orientar sobre a sequência e garantir que nenhuma informação importante passe despercebida.

Relaxe e acredite em você

Antes de iniciar a apresentação, lembre-se de respirar fundo algumas vezes, relaxar e mentalizar frases positivas. Afaste-se de qualquer pessoa ou situação que traga estresse ou energia negativa. Lembre-se especialmente de uma situação em que você planejou, estudou, e foi um sucesso — como quando passou no vestibular, quando recebeu um feedbak positivo merecidamente.

Canalize essa energia positiva para este momento e vá em frente. Você tem todos os recursos que precisa para vencer!

Imagem: © Depositphotos.com / halfpoint

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter