Como encontrar a satisfação profissional mesmo sem trabalhar com o que gosta

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

pessoas batendo palmas e sorrindo
Fazer aquilo que gosta é fundamental, mas não se restringe apenas ao âmbito profissional.

É possível ser feliz sem trabalhar com o que gosta? A satisfação profissional só chega para quem trabalha com o que ama? Fazer aquilo que gosta é importante para a vida de qualquer pessoa, mas é importante lembrar que o trabalho não é o único local em que o indivíduo pode ser dedicar ao que gosta.

Se você não gosta do que faz no seu trabalho, é muito importante que faça essas coisas em outras áreas da sua vida. Use seus potenciais em outras atividades, seja por meio de um hobby, de um trabalho voluntário ou para passar um tempo com seus amigos ou com a família.

Existem diversos fatores que trazem satisfação profissional e, caso você trabalhe com algo que não gosta, é fundamental colocar seu foco em outros fatores que trazem motivação para o trabalho, tais como: segurança, aprendizado, amizades, disciplina, reconhecimento, recompensa financeira, liberdade.

A Inteligência Emocional considera que existem cinco principais motivadores responsáveis por trazer satisfação e realização profissional. Ter consciência do que mantém você motivado é essencial para explorar ainda mais esses aspectos e encontrar a satisfação profissional, mesmo sem trabalhar com aquilo que gosta.

Fatores que trazem satisfação profissional

Segurança

Quanto mais importante essa motivação for para você, maior será seu medo de perder algo: produção, dinheiro, trabalho, bens materiais ou saúde. Pessoas que gostam de segurança tendem a arriscar pouco, preferindo empregos garantidos.

Essas pessoas preferem uma ocupação segura e pouco sujeita a mudanças, valorizam cargos que proporcionam estabilidade e proteção em longo prazo, gostam de empregos que permitam ter qualidade de vida, horários bem definidos e pouca pressão por resultados.

Aprovação social

Indivíduos que buscam aprovação social se preocupam em alcançar reconhecimento especial. Essas pessoas valorizam cargos ou títulos, gostam de se sentir importantes e, de preferência, admiradas. Para quem tem este tipo de motivação, o ideal é procurar empresas que tenham histórico de reconhecer e promover rapidamente os funcionários que se destacam.

Aprendizado

Pessoas que valorizam o aprendizado gostam de empregos com oportunidades de receber treinamentos técnicos e aprendizado informal por meio da interação com pessoas mais experientes que agem como orientadores. Essa motivação costuma ser mais intensa no início da carreira, período em que o profissional está mais interessado em aprender.

Autorrealização

A autorrealização é a motivação mais complexa e profunda, pois desperta no indivíduo a vontade de cumprir seu propósito de vida. Os músicos precisam fazer música, os desenhistas querem desenhar, os autores anseiam por escrever e os líderes por comandar. Essas ações precisam ser realizadas para que o indivíduo se sinta em paz consigo mesmo.

Dinheiro

Um profissional que é motivado pelo dinheiro aceita riscos e desafios profissionais em troca de dinheiro. Pessoas assim preferem trabalhos que ofereçam remuneração variável, aceitam desconfortos e falta de qualidade de vida para enriquecer.

Quem se motiva pelo dinheiro deve procurar atividades profissionais que ofereçam oportunidades de ganhar mais: vendas, empreendedorismo ou entrar em empresas nas quais a remuneração esteja fortemente relacionada à obtenção de metas.

Encontre sua motivação

Se você não consegue encontrar motivação e deseja mudar essa situação em sua vida profissional, conheça o Método LOTUS, um treinamento de Inteligência Emocional que levará você a reflexões profundas sobre sua vida, suas escolhas, crenças, emoções e valores. Não perca mais tempo, a hora de mudar é agora!

Imagem: © Depositphotos.com / choreograph

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter