Como desenvolver a Inteligência Emocional no trabalho

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Quantas vezes você já saiu de uma reunião chateado, sem motivo algum? Ou, então, quantas vezes você se irritou com uma pessoa que não estava lhe provocando? Se você não tiver consciência das suas emoções, até um elogio ou uma promoção podem causar algum incômodo.

Para ter sucesso na carreira, não basta ter um QI elevado, dezenas de cursos, formações e uma vasta lista de contatos. Isso porque, segundo pesquisa realizada com 500 mil pessoas ao longo de 10 anos, a Inteligência Emocional está ligada a 58% do sucesso profissional em qualquer carreira.

Assim como a inteligência intelectual, a Inteligência Emocional pode ser treinada e aperfeiçoada, trazendo benefícios que se estenderão por todos os âmbitos da sua vida.

Inteligência Emocional no trabalho: a importância da percepção

Uma das principais formas de desenvolver sua Inteligência Emocional é praticando a autopercepção. Perceba de que forma suas emoções se comportam ao longo do seu dia e, cada vez que detectar uma alteração positiva ou negativa, tente identificar o que aconteceu momentos antes da alteração. De preferência anote como você se sente e o que ocorreu.

Se você ficar irritado, por exemplo, encontre o que causou a irritação: uma crítica recebida, um momento em que você se sentiu pressionado, ameaçado. Por outro lado, sempre que ficar feliz ou motivado, não deixe de tentar encontrar o gatilho para este sentimento, pois este conhecimento poderá ser útil para melhorar seu estado em momentos de tensão ou tristeza.

De maneira inconsciente, criamos um padrão de reação a algumas situações. Por exemplo: algumas pessoas sentem vontade de pedir demissão sempre que se sentem pressionadas no trabalho, porque não aprenderam a lidar com a pressão. Outras, por outro lado, podem começar a duvidar de sua capacidade sempre que recebem uma crítica ou não são reconhecidas por seu trabalho.

Quando temos consciência de como funciona esse processo internamente, podemos escolher comportamentos mais saudáveis diante das situações.

Saia do automático

Outro ponto importante sobre como desenvolver a inteligência emocional no trabalho é identificar suas necessidades, bem como as necessidades das pessoas que convivem com você.

Isso porque todo ser humano tem diferentes necessidades e maneiras de interagir com o mundo, que foram criadas de acordo com sua história de vida. Identificar essas necessidades ajuda a diminuir muitos conflitos entre você e seus parceiros. Se você tem um chefe que vive criticando e humilhando sua equipe, por exemplo, tenha certeza de que ele foi vítima desse comportamento em algum momento da sua infância.

Isso não significa que você precisa analisar todos os seus colegas, mas que é necessário ter consciência sobre sua maneira de interagir com as pessoas, fazendo o máximo para suspender julgamentos e aceitar as pessoas como elas são. Esse processo também funciona para você: identifique suas necessidades e livre-se delas, ficando apenas com aquilo que não lhe aprisiona.

Por fim, troque a reação pela ação. Em uma situação em que somos colocados à prova, normalmente reagimos de acordo com a emoção do momento. Se sentimos raiva, podemos ter um comportamento agressivo e explosivo. Se estamos tristes, podemos nos inferiorizar e não expor nosso ponto de vista. Quando sentimos medo, podemos fugir ou enfrentar sem planejamento.

Sempre que não paramos para contar até 10 e pensar sobre qual seria a ação coerente para cada momento, acabamos deixando as emoções agirem. Lembre-se: você não é a raiva, tristeza ou medo. Você está apenas sentindo essas coisas no momento.

Se você quer conhecer outras formas de ser equilibrado emocionalmente, no trabalho ou em qualquer setor da vida, conheça mais nossos cursos de Inteligência Emocional. Dezenas de líderes já fizeram a recomendam!

Imagem: © Depositphotos.com / gstockstudio

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