Como deixar de ser amante de um homem casado?

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / photographee.eu Existem diversos motivos que levam uma pessoa a traição, um deles é a necessidade de provar a si mesmo o quando é desejada e amada.

De acordo com pesquisa realizada em 2016, 50,5% dos homens já foram infiéis em seus relacionamentos. Entre as mulheres, a traição foi admitida por apenas 30,2% das entrevistadas. A pesquisa, conduzida pela psiquiatra Carmita Abdo, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, mostra que a média nacional de traição é de 40,5%.

Geralmente, o fator cultural influencia no comportamento masculino, que não considera relações eventuais de caráter exclusivamente sexual como traição. Uma parcela dos homens acredita que essas relações não colocam em risco seu relacionamento.

Causas emocionais que levam a uma traição

  • Necessidade de autoafirmação associada à insegurança, ao medo e à baixa autoestima;
  • Necessidade de provar para si mesmo que é uma pessoa importante, desejada e amada. Este é um traço muito comum entre pessoas que foram rejeitadas, criticadas ou não foram estimuladas devidamente quando crianças;
  • Ambiente familiar recheado de mentiras e traições, o que faz o indivíduo acreditar que esses comportamentos são naturais;
  • Recompensa imediata: as mulheres costumam se magoar diante dos problemas comuns da rotina de uma vida a dois, enquanto os homens buscam nos casos eventuais uma válvula de escape;
  • Falta de coragem para terminar a relação e comodismo;
  • Ausência de afeto na infância, o que faz o indivíduo usar a traição como forma de proteção para algo que não aprenderam a sustentar;
  • Medo de assumir responsabilidades. Pessoas que foram muito protegidas e mimadas geralmente não aprenderam a seguir regras e lidar com conflitos e podem se apavorar diante de responsabilidades;
  • Necessidade instintiva e insaciável por sexo e algo novo.

Dicas para sair de um relacionamento com um homem comprometido

Ninguém está imune às paixões, estando ou não em outra relação. Uma traição não significa necessariamente um desvio de caráter, e raramente surge da vontade de prejudicar o outro. Ela geralmente está associada a necessidades internas, e o uso da Inteligência Emocional pode ajudar a superar e decidir os rumos de um relacionamento extraconjugal. Confira algumas dicas para sair desta situação:

Não se iluda

Ninguém mudará simplesmente para te agradar. Mesmo que ele se separe da esposa para iniciar uma relação formal com você, acredite: será temporário e muito provavelmente voltará a repetir os mesmos padrões. Ninguém se molda a outra pessoa, uma vez que cada indivíduo tem suas necessidades individuais, suas opiniões e vontades. A mudança só ocorrerá de fato, quando as raízes destas questões forem tratadas.

Avalie sua carência afetiva

Pondere e avalie se vale a pena investir em uma relação com um homem comprometido. A carência afetiva pode estar intimamente ligada com esta questão. Em vez de colocar todas as suas expectativas no outro, que tal suprir suas próprias carências e necessidades? Cuide de suas emoções e pare de buscar sua felicidade no outro.

Avalie e faça uma escolha

Muitas pessoas apresentam comportamentos que refletem e prejudicam as pessoas ao seu redor — é o caso, por exemplo, de mentirosos, pessoas com vícios e com descontrole emocional. É importante refletir se você atraiu essa situação para sua vida, o que é preciso aprender e até que ponto vale a pena continuar se relacionando com uma pessoa comprometida. Se essa situação está prejudicando sua vida, é preciso fazer uma escolha.

Valorize-se

Você só encontrará uma pessoa que te ame e valorize exclusivamente quando souber amar e valorizar a si mesmo. Faça uma lista com suas maiores qualidades, virtudes e realizações. Entenda como você é especial e perceba que pode se amar da mesma forma que consegue amar o outro.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

Se você deseja transformar sua vida e encontrar força e coragem para recomeçar, se amar e dar a volta por cima, não deixe de conhecer o Método LOTUS. Trata-se de um treinamento de três dias que está transformando a vida de milhares de pessoas.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter