Como deixar de lado o medo de perder o namorado e “confiar no próprio taco”?

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / anabgd Para ter mais autoconfiança em seu relacionamento é muito importante aumentar a sua autoestima e não se afastar da sua essência.

Todas as pessoas têm inseguranças, sendo completamente natural que elas se manifestem em momentos específicos da vida — e durante a construção de um relacionamento amoroso isso não é diferente. Indivíduos que investem em autoconhecimento, porém, conseguem se relacionar de maneira mais saudável e com maior maturidade emocional.

Conhecer as próprias limitações e qualidades é uma ação que cria mais motivos para confiar em si mesmo e transmitir confiança para o parceiro. Pessoas inseguras, por sua vez, têm mais dificuldade para administrar um relacionamento estável e equilibrado.

Uma relação marcada pelo excesso de desconfiança pode ser muito desgastante para todos os envolvidos e dificilmente sobrevive. Se você é uma pessoa que acha muito difícil confiar no parceiro, confira as dicas que a Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional (SBie) preparou e livre-se definitivamente do medo de perder o namorado:

Medo de perder o namorado: dicas para ter mais autoconfiança

Entenda a raiz do problema

A desconfiança pode estar relacionada a experiências negativas com relacionamentos anteriores, especialmente os que foram marcados por mentiras ou decepções amorosas que não foram superadas. Este é um tipo de trauma que pode impedir que você mantenha a tranquilidade e o equilíbrio no seu relacionamento atual.

Experiências negativas na infância também podem fazer com que o indivíduo desenvolva medos em relação à vida amorosa e ao parceiro. Nascer e crescer em famílias disfuncionais — que apresentam modelos equivocados sobre o que é amor — pode desencadear esses processos emocionais negativos e fazer com que o indivíduo repita os mesmos padrões dos pais durante a vida adulta.

Entrar em contato com as experiências do passado e superar essa dor é essencial para ressignificar esses traumas e eliminar as crenças limitantes que estão impedindo sua autoconfiança e felicidade.

Identifique a sua responsabilidade e perdoe

Caso você tenha passado por uma desilusão amorosa, é fundamental identificar a sua responsabilidade no ocorrido e, assim, encontrar maneiras para que as mesmas situações não se repitam no seu relacionamento atual. Perdoar e seguir em frente é fundamental para não carregar bagagens emocionais que impedem que você se abra para o novo e para o que a vida tem a oferecer.

Aumente sua autoestima

Antes de amar e admirar o outro, é preciso amar a si mesmo. Aceitar a maneira como você é e aprender a lidar com suas imperfeições é o primeiro passo para trabalhar melhor a sua autoestima.

Não se afaste de sua essência

Pessoas inseguras tendem a transferir toda a responsabilidade pela própria felicidade para o parceiro, o que é um grande equívoco. Evite canalizar toda sua energia no parceiro e esteja sempre aprimorando seu desenvolvimento pessoal. Tenha um hobby, invista na sua carreira profissional, estude, pratique esportes e não abandone seus amigos e famílias. Lembre-se: para estar bem com o outro, é preciso estar bem com você mesmo e viver de acordo com o que você realmente busca e deseja.

 

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter