Como as emoções podem auxiliar a conduta profissional adequada no ambiente de trabalho

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© Depositphotos.com / SergeyNivens O ambiente profissional é composto por diferentes pessoas e situações, e as variadas emoções podem trazer reações e comportamentos que variam de acordo com a história de cada um.

O ambiente de trabalho tem se tornado cada vez mais desafiador, e o desenvolvimento técnico e a produtividade já não são os principais fatores que levam um profissional a construir uma carreira de sucesso. É preciso manter uma conduta profissional positiva, ou seja: saber se relacionar, se comunicar, ter controle emocional, lidar com a pressão e gerenciar conflitos.

Piadas em excesso, comentários inapropriados, uso de palavrões, falta de formalidade, ausência de controle emocional, dificuldade de lidar com pressão, uso excessivo de aparelho celular, fofoca, competição, reclamação em excesso são algumas armadilhas que tornam o ambiente pesado e improdutivo.

Como lidar com as emoções no ambiente de trabalho

O ambiente de trabalho é composto por diversos tipos de pessoas e situações, o que pode gerar emoções e sentimentos diferentes. Um momento de pressão pode paralisar ou motivar uma pessoa, assim como cada emoção é capaz de trazer uma reação e um comportamento diferente, que variam conforme a situação e a história de vida de cada indivíduo.

As respostas emocionais nem sempre são adequadas para a situação e, muitas vezes, são prejudiciais para a pessoa e para sua carreira. Nesse sentido, saber reconhecer as emoções e como elas influenciam suas ações é fundamental para ter consciência do que é ideal em termos de comportamento. Por meio da autoconsciência, é possível aprender a lidar também com as emoções das outras pessoas, respeitando as emoções alheias e respondendo corretamente a elas.

Inteligência Emocional e a conduta profissional

O uso da Inteligência Emocional garante um ambiente de trabalho livre de conflitos, preconceitos, atritos, dúvidas e mal-entendidos. Como consequência, é criada uma relação de compreensão, confiança, cooperação e parceria entre os colaboradores.

As emoções funcionam como um sinalizador do estado interno de cada indivíduo, alertando sobre as necessidades individuais, apoiando tomadas de decisão e estabelecendo limites comportamentais. Elas são como um guia e, por isso, saber lidar com as emoções é um diferencial para quem almeja crescer na vida profissional e pessoal.

Ao entender suas emoções e aprender como controlar e direcionar cada uma delas, o indivíduo se torna capaz de expressar o que sente e compreender como os outros estão se sentindo. Isso possibilita a adoção de uma postura profissional equilibrada, na qual a pessoa consegue separar os problemas pessoais das atividades profissionais.

Desenvolver a Inteligência Emocional é fundamental para ter uma conduta profissional adequada e construir uma carreira de sucesso. Se você sente que chegou o momento de dar um passo à frente e desenvolver sua Inteligência Emocional para se tornar um profissional muito mais completo, conheça o Método LOTUS — uma oportunidade única para trabalhar suas emoções, superar crenças limitantes, adotar pensamentos e comportamentos realizadores e se libertar de tudo o que impede sua felicidade.

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