Como alcançar sua independência financeira e montar um bom negócio?

Como alcançar sua independência financeira e montar um bom negócio?

Publicado em: 10/05/2018 Por: Redação SBie

© Depositphotos.com / VectorStory Apesar de todos os empecilhos, a chave para montar um negócio de sucesso é manter os pés no chão e fazer um planejamento assertivo.

Seja numa situação de desemprego ou pela vontade de ganhar autonomia, todo mundo já foi cutucado pelo desejo de abrir seu próprio empreendimento. O medo de não conseguir montar um bom negócio e não conquistar independência financeira é o maior obstáculo de todos: a maioria dos “candidatos” a empresários desiste antes mesmo de dar o primeiro passo.

A maior dificuldade é o medo. As pessoas têm receio de investir seu dinheiro na montagem de um negócio e acabar perdendo investimentos que muitas vezes demoram anos para serem acumulados.

De acordo com o coordenador do Centro de Empreendedorismo do Insper Marcos Hashimoto, o Brasil tem muitas oportunidades, mas a maioria das pessoas não está apta para aproveitá-las. Cerca de 27% das micro e pequenas empresas na capital paulistana fecham no primeiro ano de existência.

Apesar de todos os empecilhos, a chave para montar um negócio de sucesso é manter os pés no chão e fazer um planejamento assertivo.

Como perder o medo de montar um bom negócio e alcançar sua independência financeira?

É necessário criar coragem para seguir em frente e construir uma história de sucesso, e traçar um bom planejamento é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Confira algumas dicas que podem ser úteis para que você alcance sua tão sonhada liberdade financeira:

Avalie a mudança

Antes de qualquer coisa, é preciso avaliar com objetividade as mudanças para a vida de empreendedor. “É importante que o empreendedor não fantasie essa mudança, somente vendo pelo lado do sonho, mas sim vislumbrando um caminho real”, afirma Marcelo Cherto, presidente do Grupo Cherto – maior consultoria em franquia da América Latina.

A curto prazo, a mudança pede alguns sacrifícios: é necessário que o empreendedor aprenda a depender de si próprio. Todo negócio tem um lado não glamouroso que precisa ser colocado na balança e analisado antes da mudança.

Entenda seu perfil e se prepare!

O primeiro passo para começar a montar seu negócio é entender qual o seu perfil e o que você gosta e tem aptidão para fazer. Ter consciência de suas limitações e explicitá-las é fundamental para delinear o caminho de seu empreendimento.

Para Marcos Hashimoto – professor do Insper, o autoconhecimento é um fator crucial na hora de montar um negócio. Isso irá estruturar seu negócio e pode te ajudar a entender melhor onde pisar e onde tomar cuidado.

De forma geral, os empreendedores mais bem-sucedidos são aqueles que entendem o que fazem bem e identificam o que não têm aptidão para fazer, para pedir ajuda ou para desenvolver uma habilidade nova.

Acredite em si

É necessário trabalhar seu medo de errar. Geralmente, esse medo surge da insegurança em tomar decisões importantes que coloquem o negócio em risco.

Buscar conhecimento ajuda a diminuir essa sensação de ter medo do novo, mas o principal é assumir esses riscos, sabendo que você vai cometer erros: a maior possibilidade de aprendizado está na prática, e isso significa tentar e errar até entender qual a melhor forma e acertar.

Para alcançar o sucesso e montar um bom negócio, ter auto-estima e confiança em si é a condição número um. A falta de confiança em relação à sua capacidade de concretizar essa meta é o maior obstáculo que pode ser encontrado no caminho.

Crie um plano de negócios

Criar um plano de negócios é fundamental para que seja possível atingir seus objetivos. Definir e colocar num papel todas as suas metas, uma a uma, para que sejam sempre consultadas, ajuda-o a ter uma visão mais clara sobre o assunto.

É importante determinar uma data para cada uma dessas metas, para que você tenha um prazo estipulado e siga um caminho mais correto. Tudo isso ajuda a descobrir os possíveis buracos ou furos que ainda podem existir em seu projeto empresarial e segui-lo de forma assertiva.

Foque nos objetivos e resultados

Um dos maiores problemas dos empreendedores é a falta de foco em seus objetivos e resultados, vislumbrando somente os pontos negativos e empecilhos que podem e vão surgir durante o processo.

De acordo com Marcos Hashimoto, “o empreendedor pode escolher dois caminhos: ter uma visão otimista ou uma visão pessimista a respeito de sua decisão. Quem olha pelo lado positivo, enxerga possibilidades. Já na visão pessimista, as limitações ganham destaque”.

Focar nos resultados é ter visão de futuro. É preciso ter determinação e também persistência. O empreendedor deve ter consciência de que a dificuldade sempre será um ponto desfavorável e sempre estará presente. O importante é pensar no objetivo, já que as dificuldades fazem parte do caminho.

Não há tempo certo para empreender!

Dentro dos medos de quem tem vontade de se tornar um empreendedor, um deles é não saber identificar o tempo certo para começar. Perguntas como “será que eu já tenho o capital suficiente para montar o negócio almejado?” ou “será que estou pronto para me tornar um empresário?” rodeiam a cabeça de quem busca abrir o próprio negócio.

É válido ressaltar que não há tempo certo para empreender: as oportunidades realmente são passageiras, mas cabe ao empreendedor encontrar brechas e identificar a melhor maneira de entrar. O importante é saber identificar as oportunidades com precisão e não esperar as condições totalmente perfeitas. Sempre há tempo para empreender.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

A competência emocional tem se tornado uma habilidade cada vez mais prestigiada nos processos de seleção. As empresas já perceberam a importância que tem e, hoje, a Inteligência Emocional é considerada como a competência do século e fundamental para qualquer organização.

Se você quer ter competência emocional, o primeiro passo é desenvolver sua Inteligência Emocional. Conheça o Método LOTUS, um treinamento de imersão que promove a consciência de programas emocionais e é uma oportunidade única de trabalhar suas emoções.

A grande oportunidade
de mudar sua vida!

Pesquisas constatam que pessoas com alto grau de
Inteligência Emocional são mais realizadas e felizes.

Translate »