Como administrar conflitos quando se está em um cargo de liderança?

Publicado em: 21/03/2018 Por: Redação SBie

© Depositphotos.com / ratch0013 Todo conflito, para ser administrado de maneira assertiva, precisa sempre procurar um meio termo.

Um cargo de liderança exige, entre outras competências, a capacidade para administrar os conflitos que certamente vão acontecer entre os processos e demandas da equipe.

O primeiro ponto que este post irá desmistificar é: a falta de conflito não é sempre positiva. Nunca entrar em conflito pode ser pouco natural. Diferente de uma briga, conflitos surgem por divergências de opiniões, já os desentendimentos surgem da falta de comunicação e da incapacidade em ponderar diferentes ideias.

Como mediar conflitos de maneira assertiva com Inteligência Emocional

Tenha empatia

Para lidar com os conflitos de maneira positiva, é preciso se colocar no lugar das pessoas envolvidas e tentar enxergar a questão de ângulos diferentes. Para ter uma visão mais neutra e ampla da situação, é preciso entender que os colaboradores são pessoas com seus próprios valores e histórias de vida e é completamente normal que os desentendimentos ocorram.

Sempre busque um acordo

Todo conflito, para ser administrado de maneira assertiva, precisa sempre procurar um meio termo. Para que isso ocorra, é importante que haja muito diálogo com o objetivo de entrar em um acordo. É preciso entender que um acordo nunca sairá da maneira como uma das partes gostaria. Um acordo implica em encontrar um posicionamento que atende todas as partes.

A Importância da Inteligência Emocional para administrar  conflitos

Um currículo recheado de projetos de sucesso e com uma formação acadêmica robusta não é o bastante para o atual cenário organizacional. É preciso investir e desenvolver suas competências emocionais para criar ferramentas que permitem desenvolver comportamentos mais saudáveis e assertivos no ambiente corporativo.

Ao desenvolver a capacidade de lidar com as próprias emoções, é possível se tornar mais empático e assim compreender melhor seus colaboradores. Outros benefícios são:

  • Ter uma visão mais otimista e positiva no ambiente corporativo
  • Ter mais motivação para arriscar
  • Conseguir manter a calma mesmo em momentos de tensão
  • Capacidade em reconhecer as competências específicas de cada colaborador
  • Diminuir a competitividade entre os colegas
  • Capacidade para lidar com críticas

Desenvolva sua Inteligência Emocional

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