Desenvolvendo o autoconhecimento

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com /prettyvectors O autoconhecimento significa entender qual é a sua essência, nos dando a chance de esclarecer quem somos de verdade

Já ouviu falar que muitas pessoas sabem muito sobre os outros, mas pouco delas mesmas?
Quando alguém pergunta quem você é, a resposta é definida por nome, idade, profissão e alguns hobbies, mas nosso ser se abrange muito mais do que isso. Para adquirir conhecimento de seus verdadeiros valores, e como se moldar para seu crescimento humano, é necessário estar sempre desenvolvendo o autoconhecimento.

O autoconhecimento trata-se de você entender qual é a sua essência, ter conhecimento de seus pensamentos e crenças, nos dando a chance de esclarecer quem somos de verdade. Quanto mais a pessoa se conhece mais ela sabe o que é melhor para ela e tem facilidade em fazer escolhas do modo de como vive na questão profissional e pessoal.

Como desenvolver o autoconhecimento?

Liste seus defeitos e qualidades

Coloque no papel quais são seus defeitos e qualidades, seja sincero com você mesmo. Criar essa lista vai ajudar a entender seu real valor, ela pode te mostrar como você reage a certas situações e a analisar como melhora-las. Entretanto, deve-se sempre reconhecer seus defeitos e orgulhar-se de suas qualidades.

Medite

A meditação é a atenção plena em si, você vai observar o seu interior, entender como suas emoções se manifestam e como você reage. Você pode começar suas meditações aos poucos e não precisa se frustrar caso não conseguir se concentrar, você pode começar praticando 5 minutos do seu dia e depois aumentando os minutos com o passar do tempo.

Faça uma linha do tempo da sua vida

Pegue uma folha e faça uma linha, coloque os fatos que você lembra que foram marcantes, de coisas ruins a coisas boas, pegue as memórias que você teve da sua infância até hoje. Anote os anos que aconteceram e depois analise tudo que foi escrito, e entenda por meio dos fatos como essas coisas afetaram e o influenciaram. Essa linha do tempo é capaz de identificar e entender como tudo se relaciona para o que você é hoje.

Analise as suas atitudes em situações

Pare para reparar o seu comportamento. Analise algumas situações: quando acontece algo que não te agrada, como você lida com um problema, como enfrenta os momentos de fraqueza e quando você fica feliz.
Isso pode te ajudar a se manter mais forte em situações tensas e fazer você aprender a mudar uma reação que não te agrada.

Inteligência Emocional ajudando no autoconhecimento

No Método LOTUS é possível descobrir como desenvolver seu autoconhecimento e maturidade emocional de forma prática e profunda: são três dias dedicados a um mergulho capaz de transformar a maneira como você lida consigo mesmo e com suas emoções.

Posts Relacionados

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter