Autocrítica é ou pode ser considerada um defeito?

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / nielshariot A autocrítica é uma característica muito importante para a evolução profissional e pessoal do individuo.

Uma das principais funções dos pais durante a formação dos filhos é indicar os pontos que precisam ser melhorados e incentivar o desenvolvimento contínuo das crianças. Porém, quando os erros são mais destacados que os acertos, é possível que os filhos alcancem a vida adulta com seu potencial anulado e excesso de perfeccionismo e autocrítica.

A autocrítica é uma característica muito importante para a evolução profissional e pessoal dos indivíduos, mas quando olhar para os próprios acertos se torna muito difícil, ela pode representar um perigo para a autoestima e gerar insegurança em vários setores da vida. Estar em busca de aprimoramento e aperfeiçoamento é muito natural, mas é preciso tomar cuidado para que a autocrítica não se torne em defeito e o perfeccionismo seja exagerado.

Colocar a atenção apenas nos erros pode indicar que durante a infância o indivíduo foi criado por pais perfeccionistas, recebendo muitas críticas e sentindo falta de reconhecimento. Nesses casos, é importante ressignifcar essas experiências dos primeiros anos da vida, controlar o nível de exigência e não se cobrar demais. Isso porque a perfeição é impossível de ser alcançada, e quanto maior a cobrança mais o indivíduo acaba se frustrando.

Dicas para controlar a autocrítica

  • Sempre que fizer crítica a si mesmo, faça também um elogio. Enxergar e reconhecer seus acertos e habilidades é essencial para uma vida mais saudável;
  • Não se compare. Cada pessoa tem suas habilidades e pontos que precisam ser desenvolvidos;
  • Perdoe-se pelos seus erros;
  • Focar apenas nos pontos negativos faz com que eles fiquem maiores. Avalie e reflita se vale a pena se criticar por problemas menores;
  • Seja tolerante com seus erros, pois é errando que aprendemos e evoluímos. Todas as pessoas possuem falhas, e elas fazem parte da sua jornada;
  • Treine sempre sua autoadmiração ao lembrar de situações que te deixe com orgulho de si mesmo.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

Conhecer sua história de vida, seus pontos fortes e fracos e a maneira como se relaciona é fundamental para ter uma visão clara de como você reage em cada situação que a vida apresenta. O autoconhecimento proporcionado pelo Método LOTUS é o caminho para se libertar dos processos inconscientes e usar suas emoções a seu favor. Realize um mergulho interior capaz de transformar a forma de viver suas emoções.

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter