Aprenda a lidar com pessoas intrometidas no trabalho

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / AntonioGuillemF Pessoas intrometidas apresentam diversas características inconvenientes, tais como: hábito de fofocar e de se acharem donas da razão.

Você já teve que lidar com um colega de trabalho que sempre tem uma opinião pronta para qualquer assunto, inclusive aqueles que não dizem respeito a ele? Conviver com esse tipo de pessoa pode ser muito difícil, e geralmente é preciso ter muita paciência para se relacionar de maneira harmoniosa com esse tipo de personalidade que acha que sabe de tudo e, mesmo sem ser questionado, faz questão de oferecer soluções para problemas e demandas que não fazem parte das suas responsabilidades.

Outra característica dos intrometidos é colocar defeitos nas realizações dos colegas e agir como se desempenhassem um papel de líder, mesmo não ocupando de fato uma posição de liderança. Para trabalhar e conviver com pessoas assim é necessária uma boa dose de paciência e Inteligência Emocional para manter a calma e a produtividade.

Características das pessoas intrometidas

  • Não conseguem criticar de maneira construtiva e sempre usam hostilidade;
  • Costumam menosprezar e desqualificar as atividades dos colegas e colaboradores;
  • Fazem fofoca;
  • São inconvenientes nos comentários;
  • Não assumem a responsabilidade pelos seus atos;
  • Sentem-se superiores;
  • Gostam de constranger as pessoas em público;
  • Sentem-se os donos da razão.

Dicas para lidar com pessoas intrometidas no trabalho

Para evitar que o comportamento do intrometido prejudique a produtividade da equipe de trabalho e crie um clima tenso de competição entre os colegas, é recomendado adotar algumas estratégias para lidar com o colega intrometido. São elas:

Entenda a razão deste comportamento

Entenda a razão por trás do comportamento da pessoa intrometida. É possível que não exista maldade naquilo que ela faz e que suas ações sejam apenas um mecanismo de defesa inconsciente para disfarçar as inseguranças que o indivíduo sente.

Tenha firmeza

É importante se impor e ser firme com a pessoa intrometida. Imponha limites de maneira educada, mostrando que tipos de comportamento e intrusão são consideradas aceitáveis e o que não é. Utilize palavras suaves e argumentos sólidos para posicionar-se de forma direta.

Não se deixe influenciar

Os intrometidos costumam ter o dom para fazer com que as outras pessoas hajam de acordo com suas vontades e interesses. Eles podem ser bastante sutis em suas abordagens e é preciso cuidado para não se deixar levar. Portanto, tenha atenção com o excesso de conselhos, principalmente se eles causam desconfiança e mal-estar.

Vigie suas ações

Os intrometidos acabam esquecendo de suas próprias vidas e tarefas, e se preocupam demais com os outros. Isso talvez aconteça porque o indivíduo acha que sua rotina pessoal é pouco interessante e prefere buscar motivação no outro. Não dê chance para que esse colega se infiltre na sua vida e esteja sempre vigilante a respeito do que você fala e faz perto dessa pessoa.

Tenha compaixão

Pessoas felizes não agem dessa forma incômoda e preocupada com a vida dos outros. Indivíduos intrometidos e inconvenientes certamente possuem diversas questões que não foram bem resolvidas e sofrem com elas. Tenha compaixão, mas não dê oportunidade para que elas prejudiquem seu trabalho e sua rotina.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter