Alimentação saudável: projeto detox para emagrecer em 2018

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / ArturVerkhovetskiy As festas de fim de ano são uma tentação para quem quer emagracer

Já reparou que no mês de janeiro tá todo mundo de dieta? Depois de toda a comilança do natal, ano novo e todas as festas de confraternização, é muito comum ganhar alguns quilinhos durante essa época! Caso você queira emagrecer em 2018, confira as dicas deste post e utilize a Inteligência Emocional para ter uma alimentação mais saudável.

Se você deu aquela exagerada durante as festividades no final de ano, e está com aquela sensação de peso na consciência, tenha calma! Você tem 12 meses para finalmente tirar da gaveta aquele plano de emagrecer.

O primeiro passo é estabelecer metas realistas e controlar a ansiedade, já que os resultados não aparecem de uma hora para outra. Entender que trata-se de um processo é fundamental para não perder a motivação e desistir de uma dieta mais balanceada e saudável.

Adote um plano realista! Saiba, por exemplo, que perder entre meio quilo e um quilo por semana é algo totalmente realizável. Não queira acelerar o processo, esse comportamento acaba gerando ainda mais ansiedade, o que acaba atrapalhando a perda de peso.

A comida é uma forma de extravasar as emoções: culpa, carência, tristeza, raiva e ansiedade e, até mesmo a alegria.  Essas emoções provocam diferentes reações em cada pessoa, podendo variar entre: crises nervosas, chorar compulsivamente, sentir raiva, ter tendência à autodestruição, sentir euforia e, também, comer de maneira  compulsiva.

Quando não temos consciência de como as emoções agem em nossas vidas e quais são as reações e padrões que as sustentam, criamos formas inconscientes para extravasá-las.

A fome emocional é um exemplo de como o corpo tenta extravasar algum desequilíbrio. Neste caso, a pessoa desconta suas emoções na comida e encontra nela uma válvula de escape.

O prazer de comer é uma das melhores sensações que o organismo produz, seja para aliviar uma dor, seja para comemorar uma alegria. A comida supre um vazio emocional que todo ser humano carrega: de maneira inconsciente, as pessoas associam a comida ao amor. Isso porque, desde o útero materno e durante os primeiros anos de nossas vidas, somos alimentados por nossas mães e com isso, nos sentimos protegidos e seguros.

Quais são os sinais que você pode estar descontando as emoções na comida?

  • Comer mesmo quando não está com fome
  • Descontar as situações de estresse na comida
  • Comer para se sentir emocionalmente satisfeito
  • Usar a comida como recompensa

Inteligência Emocional: uma grande aliada para emagrecer

A Inteligência Emocional é essencial para manter o foco na dieta. O primeiro passo é identificar as armadilhas que boicotam seu processo de emagrecimento. Faça uma lista com todos os hábitos que estão impedindo que você elimine peso e identifique as emoções que despertam a vontade de comer.

Após ter consciência dos seus gatilhos e de como funciona sua relação com a comida, é hora de comprometer-se com seu desafio!

Nesta fase, coloque no papel o peso que você deseja alcançar,  determine qual será o prazo necessário e quais as estratégias que você irá utilizar para chegar no seu peso ideal.

O processo de emagrecimento leva tempo e, mesmo quando a meta é alcançada, é preciso estar sempre atento com a manutenção dos resultados. Para alcançar o sucesso, mentalize diariamente como você irá se sentir quando atingir sua meta e comprometa-se a gastar um tempo visualizando você dessa forma.

Invista em Inteligência Emocional e conquiste uma vida mais saudável

Com o Método LOTUS – um treinamento de imersão que já transformou milhares de vidas, é possível identificar todos os padrões que o impedem de levar uma vida mais saudável, harmoniosa e feliz.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter