Agressão emocional: como conversar com pessoas dramáticas sem que elas se sintam ofendidas

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / photography33 Pessoas dramáticas têm o hábito de sempre agir como vítima das situações, cobrar os outros em excesso, ter ciúmes e gostar de chamar atenção.

Pessoas dramáticas estão sempre aumentando os problemas e fazendo com que as situações pareçam mais intensas do que realmente são. Esses indivíduos estão sempre com as emoções à flor da pele e costumam fazer “tempestade em copo d’água”, como aquele familiar que fica muito bravo quando sua ligação não é prontamente atendida ou o amigo que se ofende quando alguém não concorda com sua opinião.

Em geral, essas pessoas agem desta maneira porque sofrem de carência afetiva e são motivadas pela necessidade de chamar a atenção dos outros. Nesse sentido, conversar e conviver com indivíduos dramáticos pode ser um desafio muito desgastante, pois eles costumam exigir demais dos outros e apresentar uma postura reativa diante de várias situações.

Por que as pessoas fazem drama?

No fundo, pessoas dramáticas são muito inseguras, carentes, sensíveis e sentem um grande medo de serem rejeitadas. Indivíduos que apresentam baixa autoestima ou que foram rejeitadas, abandonadas ou não receberam carinho e atenção suficiente durante a infância tendem a desenvolver esse traço dramático na personalidade.

Por outro lado, o excesso de cuidado nos primeiros anos de vida também pode desencadear a carência afetiva que está associada ao hábito de fazer drama. Isso porque crescer em um ambiente marcado pela dependência dos pais faz com que as pessoas não se sintam capazes de fazer nada sozinhas, inclusive amar a si mesmas, o que leva à tendência para usar o drama para chamar atenção.

Principais características de pessoas dramáticas

  • Hábito de se fazer de vítima;
  • Aumentar situações e focar apenas nas dificuldades;
  • Necessidade de chamar atenção;
  • Excesso de cobrança e ciúmes;
  • Sentem-se ofendidas com detalhes.

Como conversar com pessoas dramáticas

  • Seja claro, direto e objetivo;
  • Não seja irônico ou sarcástico;
  • Evite brincadeiras e mantenha um diálogo mais sério;
  • Imponha limites e use argumentos para mostrar para pessoa que, em muitas situações, sua reação não é proporcional à realidade;
  • Mantenha-se calmo e não altere o tom de voz.

Além disso, você pode ajudar a pessoa dramática a superar seus problemas de carência e insegurança por meio de atitudes como:

Dê espaço para o desabafo

Colocar para fora suas frustrações e dificuldades é fundamental. Uma pessoa dramática precisa se permitir chorar e assumir sua carência, de modo que ela possa acessar suas próprias emoções e consiga entendê-las.

Incentive o autoconhecimento

A carência afetiva e a sensibilidade exagerada estão enraizadas no desejo de suprir vazios internos por falta de autoestima e amor próprio. A melhor maneira de ajudar essas pessoas e tornar o convívio mais saudável, portanto, é por meio do incentivo ao autoconhecimento.

Estimule o desenvolvimento da Inteligência Emocional

O Método LOTUS é um treinamento intenso e transformador desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional (SBie) que, em três dias de imersão, conduz a uma reflexão profunda sobre o comportamento humano. Conheça este trabalho e incentive seu amigo dramático a fazer o mesmo!

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter