Afinal, porque as pessoas gostam tanto de sofrer por amor?

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / weerapat As pessoas muitas vezes são infelizes em seus relacionamentos devido a baixa autoestima ou pelo hábito de autossabotagem.

Nem todas as histórias de amor são bonitas e chegam a um final de novela. Na verdade, a maioria das pessoas já sofreu por amor em algum momento da vida: seja por um sentimento que não foi correspondido, pelo envolvimento com uma pessoa descomprometida com a relação, porque os dois estavam em momentos de vida diferentes ou pela falta de compatibilidade.

Independentemente da razão, é muito comum que as pessoas encontrem algum tipo de infelicidade em seus relacionamentos. Porém, isso acontece em situações específicas e, após um tempo de recuperação, o indivíduo volta ao normal. Apesar disso, existem algumas pessoas que sempre atraem as mesmas situações e acabam repetindo um padrão em todos os seus relacionamentos. Isso pode acontecer por conta de crenças limitantes que o indivíduo carrega, por baixa autoestima ou até mesmo pelo hábito da autossabotagem.

Por que algumas pessoas insistem em sofrer por amor?

Esta tendência de repetir os mesmos padrões em relacionamentos diferentes ocorre porque uma mesma emoção gera diversos tipos de reações no indivíduo, acionando uma estrutura cerebral chamada sistema límbico — responsável justamente pelas reações emocionais do ser humano. Quando recebe um estímulo, o sistema límbico cria um estado emocional e, quanto mais frequente for a realização deste estímulo, mais habituado o organismo se tornará a determinadas substâncias, deixando o corpo “viciado” na emoção associada a ele.

Sofrer por amor é uma consequência da dependência emocional: quando o indivíduo projeta suas expectativas e deixa toda a sua felicidade atrelada ao outro, acaba se tornando dependente da pessoa amada para ser feliz. Isso ocorre principalmente com pessoas inseguras e que sentem medo de assumir a responsabilidade sobre a própria vida.

Como deixar de sofrer por amor?

Para romper esse ciclo e entender os motivos que levam o indivíduo a repetir os mesmos padrões de relacionamentos que trazem sofrimento, é importante ressignificar e atribuir um novo sentido para as memórias que causam dor e limitação, passando a encará-las com equilíbrio emocional.

Alguns episódios traumáticos podem deixar marcas profundas no indivíduo, especialmente se ele atribuiu uma interpretação negativa a ele. Ao olhar para a sua vida amorosa a partir de uma perspectiva diferente daquela que está formatada em seu sistema de crenças e valores, é possível mudar a maneira como você se sente e como se comporta diante dos desafios da vida sentimental.

Identificar todos os aprendizados que o sofrimento trouxe para sua vida é uma maneira prática de ressignificar e atribuir outra interpretação para as memórias que causam dor.

De olho na ocitocina e na dopamina

A ocitocina é chamada de “hormônio do amor” e, quando uma pessoa está sofrendo por alguém, os níveis dessa substância caem drasticamente. A dopamina, por sua vez, é responsável pela sensação de prazer. É importante aumentar os níveis dessas duas substâncias no organismo para superar decepções e deixar de sofrer por amor. Adotar hábitos de alimentação saudável e praticar exercícios físicos são duas ações que ajudam a aumentar a dopamina e ocitocina no corpo.

Como a Inteligência emocional pode ajudar?

Caso você deseje transformar seus padrões e entender quais são gatilhos que te levam a repetir sempre o mesmo tipo de comportamento nas suas relações amorosas, não deixe de conhecer o Método LOTUS — um treinamento de três dias que está transformando a vida de milhares de pessoas.

 

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter