Açúcar: uma droga silenciosa e perigosa

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / interactimages A ingestão regular de açúcar acaba ocasionando uma redução na produção de dopamina e, com isto, o indivíduo tem a necessidade de consumir cada vez mais

Atire a primeira pedra quem nunca falou aquela famosa frase antes de atacar mais uma fatia de bolo “eu mereço”. Sabia que este comportamento pode ter uma explicação nada saudável? Açúcar vicia e diversas pesquisas apontam que esta compulsão pode ser tão séria como a dependência química, o tabagismo e o alcoolismo.

Um estudo publicado pelo “PLOS One”, mostra que o consumo excessivo de açúcar aumenta os níveis de dopamina no corpo da mesma forma que acontece quando uma pessoa usa cocaína.

A ingestão regular de açúcar acaba ocasionando uma redução na produção de dopamina e, com isto, o indivíduo tem a necessidade de consumir cada vez mais a substância.

A tendência ao vício surge logo após o nascimento, já que o leite materno é bem doce. Isso faz com o recém-nascido comece a reconhecer o prazer do açúcar.

Como a Inteligência Emocional pode ajudar a amenizar a compulsão por Açucar

As emoções como tristeza, raiva, solidão e culpa, provocam reações diferentes em cada indivíduo. Quando não sabemos como as emoções agem em nossas vidas, elas geram padrões de comportamentos.

Muitas vezes, usamos o consumo excessivo de açúcar para extravasar e a compulsão acaba virando uma válvula de escape.

Aprender a controlar os hábitos alimentares está intimamente vinculado ao entendimento das suas emoções. Desenvolver a Inteligência Emocional é fundamental para vencer a compulsão, seja ela qual for. Dessa forma, suas emoções passam a atuar como aliadas e não sabotadoras, já que você aprende a canalizá-las de maneira mais saudável e assertiva.

Quer um exemplo prático? Você passará a encontrar estratégias para lidar com o problema e, em vez de se render e atacar uma caixa de bombom inteira, você passa a incluir atividades saudáveis em seu dia a dia, como praticar esportes ou estudar algo que lhe desperte prazer.

Conheça o Método LOTUS, um treinamento de Inteligência Emocional que propõe o entendimento da raiz dos problemas que levaram a compulsão por doces.

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter