8 dicas de como enfrentar o medo de falar em público

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / Aleutie O medo de falar em público está relacionado ao medo da rejeição e da crítica.

Você sabia que um dos maiores medos da humanidade é falar em público? Pesquisas apontam que as pessoas têm mais medo de falar em público do que de adoecer ou morrer. O medo de falar em público é motivado pelo medo da rejeição: trata-se do medo errar e ser criticado, humilhado, inferiorizado ou excluído. Ser avaliado é uma situação delicada e desconfortável, pois estamos expostos à desaprovação.

Se você quer saber como falar bem em público, saiba que é preciso primeiro enfrentar o medo de errar e cuidar das emoções para se livrar da ansiedade e da falta de autoconfiança. Veja a seguir algumas dicas de Inteligência Emocional para superar o medo de falar em público:

Como enfrentar os medos emocionais

Reconheça seus pontos fortes

Conhecer seus dons e talentos é essencial para ser uma pessoa segura e autoconfiante. Nesse sentido, questione-se: Quais são seus pontos fortes? Será que você está usando cada um deles a seu favor ou está desperdiçando-os?

Seja tolerante

Não se cobre tanto. Nunca estaremos 100% preparados para uma situação, especialmente quando ela envolve outras pessoas. Por isso, em vez de buscar a perfeição, busque a certeza que você deu seu melhor.

Olhe para os acertos

Se você é muito crítico e sempre acha que algo poderia ter sido feito melhor, é necessário parar de focar nas falhas e começar a perceber os acertos. Em vez de lamentar os erros, comece a aprender com eles para fazer diferente e não se sentir incapaz.

Como se preparar para falar em público

Prepare seu discurso

Estude e domine o tema do seu discurso. Leia, escreva e fale sobre o assunto com outras pessoas. Não estude somente o básico e aprofunde seu conhecimento sobre o tema, especialmente se houver interação com a plateia durante o discurso. Quanto mais você souber, mais se sentirá seguro.

Prepare a apresentação

Use recursos audiovisuais e outros materiais de apoio, como uma apresentação de slides, imagens, vídeos e anotações em tópicos.

Treine

Treine sua apresentação em frente ao espelho e para outras pessoas. Escreva, leia e releia. É importante falar em voz alta para controlar o tom e a respiração, perceber como você usa a expressão corporal e encontrar um equilíbrio para sua apresentação.

Conheça o público

Conheça o nível intelectual de seu público, a faixa etária e o quanto eles dominam o tema. Assim, é possível direcionar a comunicação, evitando falar muito sobre aquilo que já é conhecido ou usar uma linguagem que não seja de entendimento geral.

Relaxe

É importante separar alguns minutos para relaxar antes da apresentação. Não adianta repassar todo o conteúdo 10 minutos antes do início, pois você já teve o tempo necessário para se preparar.

Inteligência Emocional

O medo emocional que origina o medo de falar em público é uma emoção sustentada pela falta de autoconfiança e autoconhecimento. Se você realmente deseja enfrentar seus medos, desenvolva sua Inteligência Emocional com o Método LOTUS, um treinamento que trabalhará suas emoções e despertará o grande potencial que existe em você.

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter