Inscreva-se para receber nossa newsletter

© Depositphotos.com / Aleutie O medo de falar em público está relacionado ao medo da rejeição e da crítica.

Você sabia que um dos maiores medos da humanidade é falar em público? Pesquisas apontam que as pessoas têm mais medo de falar em público do que de adoecer ou morrer. O medo de falar em público é motivado pelo medo da rejeição: trata-se do medo errar e ser criticado, humilhado, inferiorizado ou excluído. Ser avaliado é uma situação delicada e desconfortável, pois estamos expostos à desaprovação.

Se você quer saber como falar bem em público, saiba que é preciso primeiro enfrentar o medo de errar e cuidar das emoções para se livrar da ansiedade e da falta de autoconfiança. Veja a seguir algumas dicas de Inteligência Emocional para superar o medo de falar em público:

Como enfrentar os medos emocionais

Reconheça seus pontos fortes

Conhecer seus dons e talentos é essencial para ser uma pessoa segura e autoconfiante. Nesse sentido, questione-se: Quais são seus pontos fortes? Será que você está usando cada um deles a seu favor ou está desperdiçando-os?

Seja tolerante

Não se cobre tanto. Nunca estaremos 100% preparados para uma situação, especialmente quando ela envolve outras pessoas. Por isso, em vez de buscar a perfeição, busque a certeza que você deu seu melhor.

Olhe para os acertos

Se você é muito crítico e sempre acha que algo poderia ter sido feito melhor, é necessário parar de focar nas falhas e começar a perceber os acertos. Em vez de lamentar os erros, comece a aprender com eles para fazer diferente e não se sentir incapaz.

Como se preparar para falar em público

Prepare seu discurso

Estude e domine o tema do seu discurso. Leia, escreva e fale sobre o assunto com outras pessoas. Não estude somente o básico e aprofunde seu conhecimento sobre o tema, especialmente se houver interação com a plateia durante o discurso. Quanto mais você souber, mais se sentirá seguro.

Prepare a apresentação

Use recursos audiovisuais e outros materiais de apoio, como uma apresentação de slides, imagens, vídeos e anotações em tópicos.

Treine

Treine sua apresentação em frente ao espelho e para outras pessoas. Escreva, leia e releia. É importante falar em voz alta para controlar o tom e a respiração, perceber como você usa a expressão corporal e encontrar um equilíbrio para sua apresentação.

Conheça o público

Conheça o nível intelectual de seu público, a faixa etária e o quanto eles dominam o tema. Assim, é possível direcionar a comunicação, evitando falar muito sobre aquilo que já é conhecido ou usar uma linguagem que não seja de entendimento geral.

Relaxe

É importante separar alguns minutos para relaxar antes da apresentação. Não adianta repassar todo o conteúdo 10 minutos antes do início, pois você já teve o tempo necessário para se preparar.

Inteligência Emocional

O medo emocional que origina o medo de falar em público é uma emoção sustentada pela falta de autoconfiança e autoconhecimento. Se você realmente deseja enfrentar seus medos, desenvolva sua Inteligência Emocional com o Método LOTUS, um treinamento que trabalhará suas emoções e despertará o grande potencial que existe em você.

Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest

Posts Relacionados

Hoje, vamos compartilhar com você algumas dicas para economizar, e

Leia Mais ►

Hoje, em comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra, nós

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter