© Depositphotos.com / belchonock Existem seis tipos de bom relacionamento com o cliente que todo gestor deve prezar, que são: relação bilateral, conexão emocional, empatia, sutil, linguagem corporal e gentileza.

Ter uma relação positiva com os clientes é a peça chave para que os negócios tenham um bom desempenho. Entre todos os tipos de relacionamentos interpessoais, os profissionais podem ser os mais delicados. Isso acontece porque não é possível escolher com quem iremos nos relacionar no ambiente corporativo, diferentemente de como acontece nos relacionamentos pessoais.

A qualidade do relacionamento entre gestor e cliente interfere de maneira direta na motivação e produtividade. Existem diversos tipos de relacionamento, e perceber qual o perfil de cada cliente e o papel da empresa nessa troca é fundamental para estar alinhado com as expectativas e, assim, estabelecer e fortalecer laços.

Tipos de bom relacionamento com o cliente

Relações bilaterais

As relações bilaterais são marcadas pela troca e, neste tipo de relacionamento, todos saem ganhando. Essas relações tendem a ser duradouras, já que são construtivas e geram bons frutos.

Conexão emocional

As emoções têm a função de mover a vida de todo ser humano, e o comportamento do seu cliente também é influenciado por elas. Portanto, é preciso estabelecer uma conexão e estar alinhado com os motivadores emocionais das pessoas que consomem seus produtos ou serviços.

Empatia

Mais do que saber sobre o posicionamento da sua empresa no mercado, ter objetivos claros, investir em ações específicas e entender seu público-alvo, é essencial desenvolver sua capacidade de empatia. A habilidade de se colocar no lugar do outro é fundamental para entender realmente qual seu perfil de consumidor, bem como seus hábitos e expectativas.

Sutil

Evite atitudes invasivas e não force a mão na abordagem. Invista em uma maneira sutil e educada ao lidar com os clientes, sempre dando atenção aos detalhes que fazem toda diferença.

Linguagem corporal

Perceba como seu cliente está se sentindo e conduza a situação de acordo com a sintonia do momento. Preste atenção na linguagem corporal — como tom de voz, frequência da respiração e sinais emitidos por meio dos movimentos corporais e faciais. Dessa maneira, é possível estabelecer uma sintonia maior e lidar com seu cliente de forma mais adequada.

Gentileza

A gentileza é essencial para qualquer relacionamento, seja ele profissional, pessoal ou comercial. Portanto, sempre sorria, seja cordial e se esforce para fazer com que seu cliente se sinta confortável.

Inteligência Emocional

Se você deseja ir além, melhorar a maneira como você lida com as pessoas que convive e aprender a se relacionar de forma positiva, conheça o Método LOTUS! Muitas vezes, os estímulos externos e as experiências de vida acabam interferindo no seu verdadeiro potencial de se relacionar com o outro. Ao desenvolver a Inteligência Emocional, é possível criar ferramentas que poderão impulsionar sua carreira e seu desenvolvimento como ser humano.

 

Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest

Posts Relacionados

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 15% do brasileiros – 30 milhões de pessoas – sofrem com a dor. Ou seja, precisamos realmente prestar atenção nos sintomas dessa condição e nas causas emocionais que podem influenciar seu surgimento.

Leia Mais ►

Pesquisar online uma reação física qualquer é algo fácil, até automático, certo? Porém, essa “curiosidade” tem limite e quando ele é ultrapassado, surge a hipocondria.

Leia Mais ►

A interação entre fatores genéticos, ambientais e psicológicos podem levar ao desenvolvimento dessa doença silenciosa. Porém, são os fatores psicológicos e emocionais que funcionam como um gatilho para o transtorno vir à tona.

Leia Mais ►

Inscreva-se para receber nossa newsletter