6 exemplos de valores pessoais que você deve cultivar

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / iqoncept  Honestidade, respeito, autoconfiança e empatia são alguns valores que sempre valem a pena ser cultivados, garantindo o alcance de uma vida mais harmoniosa e plena.

Cada pessoa possui uma maneira própria de se comportar e se relacionar com os outros. Essas particularidades são desenhadas ao longo da vida do indivíduo, com base em todas as experiências vividas por ele e nas interpretações atribuídas a cada momento.

Considerando os diferentes tipos de personalidade e características individuais, fica mais fácil compreender a razão de algumas pessoas se sentirem felizes enquanto outras passam o tempo todo reclamando, por exemplo. Isso também explica porque alguns conseguem conquistar seus objetivos e encontrar o sucesso, ao mesmo tempo em que outros vivem dando voltas e jamais são bem-sucedidos.

A verdade é que realização e felicidade não são dons com os quais algumas pessoas são agraciadas e outras não: tratam-se de escolhas. Nesse contexto, é importante saber cultivar alguns valores pessoais que são fundamentais para alcançar uma vida mais plena, harmoniosa e feliz. Confira alguns desses valores que devem ser cultivados e entenda como eles são capazes de influenciar positivamente em sua vida:

6 valores pessoais que devem ser cultivados

Honestidade

A palavra honestidade tem origem no latim honos, que significa honra e dignidade. Ser honesto significa ser verdadeiro consigo mesmo e com os outros, e a honestidade destaca-se como um valor fundamental para todas as relações — sejam elas profissionais, amorosas ou de amizade.

Pessoas honestas são sinceras, justas, empáticas e respeitam as diferentes opiniões. Além disso, a honestidade permite a construção de relacionamentos respeitosos e positivos, uma vez que é capaz de gerar bem-estar e transmitir segurança.

Respeito

Respeitar diferentes formas de viver e enxergar o mundo demostra maturidade emocional e garante uma convivência mais harmoniosa com o mundo em geral. Ser respeitoso possibilita expor pensamentos e opiniões com tranquilidade, sem desprezar os pensamentos e sentimentos dos outros.

Empatia

A empatia é uma das principais habilidades necessárias para um bom convívio social. Ter empatia significa conseguir se colocar no lugar do outro e entender como o ele se sente e reage diante das situações. Ser sensível e compreender as emoções e reações das outras pessoas é uma habilidade que proporciona a capacidade de entender, de forma objetiva e racional, como o outro se sente. Quanto mais desenvolvida for essa habilidade, mais realizado e bem-sucedido será o indivíduo.

Autoconfiança

A autoconfiança e a assertividade caminham juntas, sendo que ambas são fundamentais para que o indivíduo reconheça seu potencial e saiba lidar com as próprias fraquezas e limitações.

Comunicação assertiva

Se expressar de maneira clara e sincera evita muitos mal-entendidos e permite que o indivíduo diga “não” sempre que for necessário, sem gerar sentimentos de culpa ou remorso.

Inteligência Emocional

O desenvolvimento da Inteligência Emocional é a chave para que as pessoas não sejam dominadas por suas emoções. Isso porque esta é uma habilidade que permite olhar para dentro de si mesmo, entender crenças, identificar padrões limitantes e analisar os gatilhos que geram reações negativas. Todas essas ações possibilitam o indivíduo a lidar da melhor maneira com os sentimentos dos outros e com as adversidades que a vida apresenta.

 

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter