6 dicas de Inteligência Emocional para saber conversar melhor com os pais

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / Goodluz Saber conversar com os pais é essencial para criar e manter um vínculo afetuoso ao longo da vida.

Durante a infância, os pais são as pessoas em que mais confiamos e procuramos na hora de tirar uma dúvida ou contar a respeito de algum problema ou acontecimento. Com o passar do tempo, porém, é normal começar a questionar algumas crenças e desenvolver novas formas de pensar que fazem o indivíduo acreditar que os pais não o entendem mais.

Esse processo é natural: os pais são as maiores referências de uma criança e, mais para frente, ela desenvolve seus próprios ideais e forma de encarar a vida. Saber conversar com os pais é essencial para manter um vínculo afetuoso que sustente as diferenças, e os pais também precisam saber como ouvir e respeitar seus filhos.

A importância do vínculo entre pais e filhos

Os pais são a maior fonte de amor, cuidado e conforto de uma pessoa. Desde a gestação, o bebê depende exclusivamente da mãe para desenvolver sua capacidade física e emocional. Após o nascimento e durante a primeira infância, o ambiente familiar interfere no desenvolvimento de toda estrutura psicológica e emocional do indivíduo, formando sua identidade e características comportamentais.

O bom relacionamento entre pais e filhos é fundamental em todo esse processo, pois age diretamente na formação do caráter, da saúde psicológica e no desenvolvimento dos valores e crenças individuais. Porém, nem sempre é fácil construir e manter uma relação saudável com os pais, uma vez que eles também têm a função de educar e direcionar os filhos, colocando limites e apontando o que precisa ser melhorado.

Para evitar que o diálogo seja substituído por imposição, é preciso colaboração das duas partes: os pais precisam conversar de modo a transmitir confiança, firmeza e respeito, enquanto os filhos devem ser capazes de compreender que os pais desejam o melhor para eles e estão apenas cumprindo seu papel.

Dicas para facilitar a comunicação com seus pais

Conheça seus pais

Você conhece a história de vida dos seus pais? Sabe como foi a infância deles, a educação que receberam, as dificuldades que passaram e quais eram as brincadeiras favoritas de cada um? Uma ótima maneira de aumentar seu vínculo afetivo e facilitar a comunicação com seus pais é perguntando sobre sua história de vida. Ouça atentamente e valorize essas pessoas que você tanto ama.

Peça conselhos

Depois de uma certa idade, é natural que os papéis se invertam e os filhos comecem a cuidar dos pais. Com o tempo, acabamos esquecendo o quanto aprendemos com nossos pais e o quanto eles nos conhecem. Pedir conselhos é uma ótima maneira de demonstrar que você confia neles e que a opinião deles ainda é importante para você.

Façam atividades juntos

Descubram interesses em comum e, sempre que possível, façam alguma coisa juntos. Compartilhar momentos de prazer é uma ótima oportunidade de aproximação.

Perdoe

Não guarde mágoas ou sentimentos negativos em relação a seus pais. Se tiver qualquer sentimento ou situação pendente, abra seu coração e fale como você se sente em relação ao assunto. É importante cuidar das suas raízes para colher bons frutos.

Respeite

Quando tiver algum assunto delicado a ser tratado, saiba o momento de falar e de ouvir, sempre respeitando as diferenças entre vocês.

Compreenda

Entenda que seus pais são seres humanos que acertam, erram, decepcionam e trazem orgulho. Não exija perfeição e, acima de tudo, ame-os incondicionalmente.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter