5 livros para iniciar seu contato com a Inteligência Emocional

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos / 1shots Considerada a competência do século, a Inteligência Emocional é extremamente bem vista no mercado de trabalho.

Considerada a competência do século, a Inteligência Emocional é extremamente bem vista no mercado de trabalho. Além de ser considerada uma habilidade fundamental pelos recrutadores, a Inteligência Emocional é uma ótima aliada para lidar com as adversidades da vida. Dessa maneira, nós separamos como dicas 5 livros para iniciar seu contato com o conceito.

A inteligência emocional pode ser definida como somatório de habilidades que tornam as pessoas capazes de administrar os obstáculos que a vida moderna impõe, de modo a aceitar e perceber as emoções e direcioná-las para obter melhores resultados em diferentes esferas da vida.

5 livros para iniciar seu contato com a Inteligência Emocional

“Inteligência Emocional”, de Daniel Goleman

É o grande clássico sobre o assunto, publicado pela primeira vez em 1995, nos Estados Unidos. Esse livro mudou a forma como se encara a inteligência introduzindo o conceito de duas mentes diferentes, a racional e a emocional, e como juntas têm um grande impacto na vida e no destino do indivíduo.

Reconhecer emoções tem um papel central no desenvolvimento da inteligência, já que a incapacidade de lidar com sentimentos pode interferir de forma drástica em nossas vidas.

O livro também mostra quais são as cinco habilidades-chave da inteligência emocional e em que medida elas determinam o êxito em todos os âmbitos da vida.

“Antifrágil”, de Nassim Nicholas

O estado de incerteza permite a construção de coisas mais concretas, ou seja, menos frágeis e dependentes de estabilidade.

A obra analisa inovações que surgiram a partir do método de tentativa e erro. Também há estudos relacionando a incerteza e tomada de decisão, planejamento urbano, política, guerras, sistemas econômicos, finanças pessoais e medicina.

“Florescer: Uma nova e visionária interpretação da felicidade e do bem-estar”, de Martin Seligman

O livro fala do movimento da Psicologia Positiva, ou seja,  identificar, desenvolver e cultivar os mecanismos necessários para viver de maneira mais satisfatória. O objetivo dessa ciência é melhorar os padrões de condição humana fazendo com que o indivíduo ganhe força ao enfrentar obstáculos.

É possível explorar suas próprias atitudes com exercícios interativos. O livro é um divisor de águas na compreensão da felicidade, assim como uma ferramenta para aproveitar o melhor da vida e a habilidade de lidar com os sentimentos.

“Felicidade Autêntica”, de Martin Seligman

Do mesmo autor de “Florescer”, o livro é um estudo científico baseado na mesma ideia de Psicologia Positiva. As descobertas sobre felicidade e longevidade são apresentadas de um jeito fácil de entender. Ele explica como as pessoas podem contribuir para um mundo melhor e garantir a alegria, gratificação e significado autênticos na vida.

“Comunicação Não Violenta”, de Marshall Rosemberg

Marshall criou uma metodologia para melhorar a qualidade de relacionamento interpessoal e diminuir a violência no mundo.

Suas descobertas são úteis a diversos tipos de situação que exigem clareza na comunicação. O autor mostra as ferramentas necessárias para ter mais empatia em todos os momentos da vida, sobretudo os mais conflituosos.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

Se você quer desenvolver sua Inteligência Emocional na prática, conheça o Método Lotus: um treinamento de imersão que promove um mergulho interno e intenso onde você vai desenvolver as ferramentas para viver uma vida mais plena e tranquila.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter