Inscreva-se para receber nossa newsletter

© Depositphotos.com / Wavebreakmedia Impor limites às crianças é muito importante para seu desenvolvimento individual, e cabe aos pais saber identificar o momento certo de dizer “sim” e “não”.

Saber impor limites aos filhos é uma importante maneira de cuidar e demonstrar amor. Isso porque dizer “não” sempre que necessário é uma excelente forma de ensinar valores importantes e contribuir para o processo de desenvolvimento individual da criança.

Identificar o momento certo de dizer “não” e dosar o “sim”, entretanto, é um grande desafio para os pais, e muitos acabam concordando com os caprichos dos filhos apenas para ver a criança satisfeita.

A importância de impor limites às crianças

A vida adulta não é nada fácil, e é necessário saber lidar com experiências negativas, frustrações, limites e diversas regras. A infância é justamente o período da vida em que o indivíduo começa a aprender que é importante aceitar a realidade e as coisas que não saem conforme o esperado, e os limites impostos pelos pais são fundamentais nesse processo.

Crianças que não crescem sem limites se tornam adultos que não sabem lidar com frustrações e decepções, além de ter muita dificuldade para seguir regras, ter paciência e autodisciplina. Essas pessoas têm dificuldade para aceitar a realidade da vida adulta e se tornam adultos deprimidos, egoístas ou até psicopatas.

Dicas de Inteligência Emocional para impor limites aos filhos

Rotina

Estipule horários corretos para comer, acordar, dormir, estudar, brincar, assistir televisão e usar equipamentos eletrônicos. É importante estabelecer uma rotina organizada, em que a criança tenha responsabilidade e seja livre ao mesmo tempo.

Exemplo

Os filhos espelham e repetem os comportamentos dos pais. Por isso, é importante que você seja exemplo e faça exatamente aquilo que exige do seu filho. Vocês não precisam seguir as mesmas regras em todas as situações, até porque é importante mostrar que as pessoas são diferentes, mas é importante ensinar por meio do exemplo — e não pelo poder.

Consciência

“Porque não” é sempre uma resposta que deixa a criança confusa e com sentimento de injustiça. Sempre explique para seu filho os motivos das suas decisões, fazendo ela entender as razões de determinadas escolhas.

Comprometimento

Se você prometeu algo, seja um castigo ou um passeio, precisa se comprometer com o que falou. Se você estabeleceu alguma regra, precisa fazer com que ela seja respeitada. Quando você não cumpre o que diz, perde a credibilidade e o respeito da criança.

Equilíbrio

É importante estabelecer um equilíbrio entre sim e não, amor e limites, liberdade e responsabilidade. Educar exige dedicação e, para impor limites saudáveis, os pais precisam estar presentes tanto no físico como no emocional.

Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest

Posts Relacionados

Caso você ainda não conheça o significado do termo “mindset”,

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter