A Inteligência Emocional é um importante aliado para os momentos de negociação e fechamento de vendas, sendo essencial para aumentar a performance dos colaboradores, além de motivar e integrar a equipe. Isso porque, ao desenvolver a capacidade de entender e lidar com as emoções, o profissional progride em vários aspectos, tais como:
- Liderança;
- Capacidade de trabalhar em equipe;
- Maior foco em resultados;
- Iniciativa;
- Ética;
- Resiliência;
- Postura;
- Personalidade;
- Relações interpessoais;
- Busca pela autossuperação;
- Maior entusiasmo, disposição e companheirismo no ambiente de trabalho.
Muito além de questões estritamente profissionais, o desenvolvimento das habilidades emocionais permite que todas as áreas da vida sejam impactadas positivamente, fazendo com que os profissionais se sintam mais felizes, satisfeitos e apresentem maior produtividade. Indivíduos que sabem administrar suas emoções conseguem estabelecer metas claras e objetivas, e passam a ter um comportamento coerente e pragmático diante dos obstáculos e pressões do dia a dia. Além disso, eles também se tornam capazes de direcionar melhor seus talentos e potenciais.
Para Rodrigo Fonseca, fundador e presidente da Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional (SBie), o processo de vendas está embutido em todas as relações humanas. “O processo de vendas está intimamente ligado com a empatia e é extremamente emocional. É um momento em que é preciso se conectar com o outro e, quando essa comunicação entre cliente e vendedor ocorre, o resultado acontece de maneira natural”, explica ele.
Dicas para vender mais
Mantenha o pensamento positivo
O pessimismo e a ansiedade na hora de fechar uma venda é muito prejudicial, pois esses sentimentos liberam adrenalina e cortisol no organismo, atrapalhando consideravelmente o desempenho.
Quebre o gelo
A maneira mais eficaz de quebrar o gelo com os clientes é por meio de uma ação extremamente simples: sorrir. Este gesto é a primeira etapa de conexão, e contribui para aproximação das pessoas.
Invista em comunicação
A habilidade de se comunicar é vital para qualquer vendedor. Trabalhar os pontos para melhorar a maneira como você se comunica certamente aumentará seus resultados como vendedor. Uma boa comunicação interpessoal, em que você consegue compreender e repassar as informações de forma clara e objetiva, facilita muito todo o processo de vendas.