3 dicas de como desenvolver um projeto de melhoria pessoal

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / maverick_inanta Existem três etapas para elaborar um plano de ação para a melhoria pessoal: observar onde você se encontra, aonde pretende chegar e quais as soluções necessárias para atingir seus objetivos.

O primeiro passo para desenvolver um projeto de melhoria pessoal consiste na compreensão de que a vida é composta por várias áreas que, juntas, são responsáveis pelo sentimento de realização. Quando alguma dessas esferas da vida está em desequilíbrio, a tendência é que ela acabe interferindo nas demais, que passam a apresentar problemas também.

Quando uma pessoa está satisfeita com sua vida profissional e possui estabilidade financeira, por exemplo, mas não encontrou felicidade na vida afetiva e familiar, ela dificilmente conseguirá se sentir completamente realizada. Essa é uma situação que inevitavelmente acaba refletindo em sua produtividade no trabalho, fazendo com que um dos setores que estavam bons sofram uma queda.

Isso acontece porque a vida pode ser comparada com o funcionamento de uma empresa, que possui diversos departamentos interligados entre si. Qualquer tipo de desajuste e erro em um desses departamentos pode comprometer o bom funcionamento de toda empresa. O primeiro passo para desenvolver um projeto de melhoria pessoal, portanto, é ter consciência a respeito do nível de satisfação em cada área da vida e, a partir de então, ir atrás das mudanças necessárias por meio de um plano de ação.

Roda da Vida para desenvolver um projeto de melhoria pessoal

A Roda da Vida é uma técnica de avaliação muito utilizada nas sessões de coaching, permitindo a verificação do nível de satisfação do indivíduo nas diversas áreas da vida. A ferramenta é formada por um desenho circular divido em oito, dez ou doze partes, sendo que cada uma representa uma esfera da vida:

  • Saúde;
  • Vida Financeira;
  • Trabalho e Carreira;
  • Família e amigos;
  • Lazer e diversão;
  • Amor;
  • Espiritualidade;
  • Saúde Emocional.

O indivíduo deve dar uma nota de 0 a 10 referente ao nível de satisfação para cada área, de modo que seja possível identificar as que mais precisam de melhoria. Para isso, é preciso verificar quais segmentos estão com a menor pontuação e entender como eles podem afetar as outras áreas. Em seguida, deve-se elaborar um plano de ação para mudar hábitos negativos e encontrar um equilíbrio entre todas as esferas da vida. Esta técnica é uma ferramenta de avaliação pessoal, utilizada para aumentar o autoconhecimento do indivíduo.

Como elaborar um plano de ação para a melhoria pessoal?

Existem três etapas básicas para elaborar um plano de ação: identificar onde você se encontra, aonde você pretende chegar e quais ações são necessárias para atingir seus objetivos. Trace uma linha do tempo começando por onde você está no momento e indo até onde você almeja chegar. Lembre-se de trabalhar com metas atingíveis.

O autoconhecimento é fundamental para poder formular objetivos reais, baseados em quem você é de verdade. Neste momento, é preciso levar em consideração seu histórico de vida e quem você se tornou. Identifique também quais são seus gostos, seus talentos, dificuldades, valores e o que realmente te faz feliz.

Posts Relacionados

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter