5 características que devemos aprender com uma pessoa assertiva

Publicado em: 21/06/2016 Por: Equipe SBie
profissional jogando dardo em alvo

Uma pessoa assertiva sabe se posicionar de maneira educada e honesta, conquistando a confiança das pessoas.

Cada pessoa tem uma forma diferente de se comportar e se relacionar, o que caracteriza seu tipo de comportamento predominante. A psicologia sugere quatro principais estilos de comportamento: o passivo, o agressivo, o passivo/agressivo e o assertivo.

Todas as pessoas utilizam os quatro tipos de comportamento, mas sempre há um estilo que se faz presente na maior parte do tempo e das situações. O ideal seria que fossemos 100% assertivos, pois uma pessoa assertiva não tem dificuldades para ser verdadeira com seus valores, sem desrespeitar as outras pessoas.

Perfil de uma pessoa assertiva

Uma pessoa assertiva se comunica de forma madura e honesta, raramente apresentando comportamentos passivos ou agressivos. Isso porque os assertivos sabem exatamente o que querem para sua vida, posicionando-se sempre de forma firme e educada.

Pessoas assertivas dizem o que é preciso, são objetivas, transparentes e sabem ouvir a opinião dos outros. Com uma atitude sempre respeitosa e séria, são capazes de conquistar a credibilidade e confiança das pessoas.

Uma das principais características de uma pessoa assertiva é saber dizer “sim” quando essa for a resposta mais adequada, mas também saber dizer não sempre que necessário. Uma pessoa assertiva sabe se comunicar de forma segura e passar uma mensagem sem manipular os outros.

Falta de Assertividade: comportamentos prejudiciais

Pessoas que não possuem o poder da assertividade costumam ter outro estilo predominante (passivo, agressivo ou passivo/agressivo), e apresentam alguns comportamentos que tornam as relações mais difíceis. Alguns desses comportamentos são:

– Não sabem dizer não, e não respeitam seus valores pessoais;

– Não sabem pedir favores, pois se sentem autossuficientes;

– Não sabem dizer o que pensam;

– Vivem encontrando culpados;

– Não respeitam a opinião e os sentimentos dos outros;

– Explodem a qualquer momento, falam alto e não sabem ouvir;

– Dificuldade em reconhecer os próprios erros;

– Não são seguras de suas ideias;

– Apresentam baixa autoestima e autoconfiança.

Principais características de uma pessoa assertiva

Autoconfiança

A autoconfiança é a principal característica das pessoas assertivas, uma vez que elas são capazes de reconhecer seu potencial e sabem lidar com suas fraquezas e limitações. Além disso, elas sabem ouvir críticas sem levar para o lado pessoal, tornando-as construtivas.

Planejamento

Os assertivos sabem aonde querem chegar e se planejam para isso.

Comunicação

Pessoas assertivas sabem dizer “não” quando necessário, sem gerar sentimentos negativos como culpa. Além disso, elas se expressam de forma direta, honesta e apropriada, pois são certas de seus valores e verdades.

Inteligência Emocional

Os assertivos conseguem desenvolver sua Inteligência Emocional a ponto de não deixar que as emoções dominem sua vida. Em momentos de pressão, sabem respirar fundo e avaliar a situação para decidir o que fazer a respeito.

Respeito

O assertivo expõe seus pensamentos e opiniões com tranquilidade, sem desrespeitar os pensamentos e sentimentos dos outros.

Imagem: © Depositphotos.com / ratch0013

Translate »