Tel: 11 2985-5949
Fale com um consultor pelo WhatsApp

Rodrigo Fonseca fala sobre Bullying no Ressoar da Record News

Publicado em: 19/06/2017 Por: Redação SBie

Bullying é ato de violência verbal ou física contra um indivíduo com intenção de machucá-lo continuamente. Mais do que isso: esta é uma forma de agressão capaz de potencializar a superficialidade de pequenas ofensas e as transformar em danos que podem desenvolver grandes traumas na vida de uma pessoa.

Na edição do dia 12/06/17 do Programa Ressoar, da Record News, o presidente da Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional (SBie), Rodrigo Fonseca, foi convidado para falar sobre o tema, explicando suas origens, causas e possíveis consequências do problema.

Para o especialista, o mais importante é ter a consciência de que o problema não parte do jovem (que pratica o ato), mas do adulto — que nesse caso pode ser uma pessoa de grande convivência (pai, mãe e irmãos, por exemplo). Isso porque, de acordo com Rodrigo, a ação cometida pelo agressor é resultado de um comportamento aprendido por experiências anteriores.

Isso não significa, entretanto, que o indivíduo necessariamente sofreu uma agressão também: observá-la em casa ou na escola pode, por muitas vezes, ser o suficiente para que se sinta disposto e no direito de repetir o ato.

O bullying pode ser motivado por uma forte crítica negativa, pela não-aceitação das diferenças em casa e por diversas outras situações que remetam à rejeição. A formação dessa criança ou adolescente é o grande ponto para toda questão, e pode fazer muita diferença na personalidade que o indivíduo vai apresentar quando crescer.

Para todas as situações, o especialista explica como o adulto deve se comportar para ajudar no combate do bullying. Acompanhe abaixo a participação completa da SBie no programa Ressoar, da Record News:

Não perca mais essa grande
oportunidade de mudar sua vida!

Pesquisas constatam que pessoas com alto grau de
Inteligência Emocional são mais realizadas e felizes.