Quer ser um expert em negociação? Confira 4 dicas!

Publicado em: 26/02/2018 Por: Redação SBie

© Depositphotos.com / Pressmaster Habilidades emocioanis bem desenvolvidas são fundamentais para negociações

Negociação é uma arte que pode ser considerada bastante delicada e também fundamental para o sucesso. Quer se tornar um verdadeiro perito em negociação? Então confira as dicas deste post.

O primeiro passo para se dar bem em uma negociação é definir um plano de ação que seja satisfatório para ambas as partes. Talvez esse seja o passo mais desafiador na hora de negociar. Afinal, conciliar interesses é algo complexo e apenas planejamento não garante o sucesso deste processo. Neste momento, é importante uma boa dose de Inteligência Emocional na hora de fazer um acordo.

Como entrar em uma negociação de maneira eficiente?

Cuidado com o Ego

É comum cometer um grande equívoco na hora de iniciar uma negociação: levar em conta apenas as próprias aspirações e insistir até que elas passem por cima dos desejos do outro. É preciso entender que negociar é colaborar e não entrar em atrito.

Por isso, é importante que todas as partes entendam que a necessidade por trás de qualquer negociação é achar meios para superar um determinado problema e não perder tempo entrando em conflito. Essa atitude apenas dificulta a resolução dos problemas.

Tente encontrar um meio termo entre a sua visão para resolver determinada questão e a posição do outro diante de do mesmo fato.

Não prejudique relacionamentos

Quando todo foco é direcionado para o resultado, isso pode prejudicar os relacionamentos. É preciso prestar atenção neste ponto e cuidar para que as suas vontades acabem impactando negativamente suas relações.

Saiba estabelecer vínculos saudáveis

Saber negociar é saber ser sociável. Para isso, é fundamental investir em empatia! Mesmo que você tenha dificuldade em se colocar no lugar de outras pessoas e entender seus pontos de vista, é importante fazer um exercício consciente para se colocar no lugar do outro e, assim, conseguir entender suas motivações e valores.

Dessa maneira, é possível entender todas as variáveis que influenciam suas decisões. Quando se entra em uma negociação de maneira empática, é possível estabelecer um vínculo pessoal com o outro e quebrar as barreiras emocionais que impedem a confiança.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

Ao desenvolver suas competências emocionais é possível criar uma série de habilidades que possibilitam saber negociar de maneira mais saudável e assertiva. Conheça o Método LOTUS e potencialize seus resultados e melhore todos os tipos de relacionamento.

Translate »