Vícios Emocionais

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

Você entende o que é um vício emocional e conhece as diversas maneiras que ele pode afetar sua vida pessoal, profissional, amorosa e em todos os outros âmbitos? Pois, existe a possibilidade de você estar sofrendo com essa situação e nem sequer imagina!

Quando pensamos em vícios, é muito comum associarmos a cigarro, álcool e drogas em geral. Porém, existe também a vertente emocional. Você certamente já conheceu alguém que sofre com essa questão, ou então já sofreu na própria pele.

Quais os principais sintomas dos vícios emocionais?

O vício emocional leva as pessoas a se sentirem constantemente infelizes e insatisfeitas com diversas áreas da sua vida. Estão o tempo todo reclamando, e geralmente, por causa de problemas causados por elas mesmas, já que estão sempre se sabotando.

Geralmente, é muito difícil identificar uma pessoa com vícios emocionais, pois muitas vezes, os sintomas demonstrados podem ser associados a traços de personalidade. Como, por exemplo, uma pessoa que não consegue se manter em relacionamentos por um longo período, e geralmente são classificadas como volúveis, ou muito independentes, na verdade, são pessoas viciadas em recomeços.

Existem diversas outras vertentes, como vício em brigas e discussões, solidão, negatividade, estresse, ansiedade, entre diversos outros tipos. E sempre, são manifestados de formas diferentes. Por isso, a grande dificuldade de identificar e tratar esses casos.

É importante ter em mente que esses casos não acontecem de uma hora para outra. Assim como os outros tipos de vícios, os emocionais acontecem devido à exposição direta e em excesso a essas situações. Como por exemplo, vivenciar esses traumas dentro de casa quando criança.

O que fazer?

Caso você identifique que sofre com algum desses tipos de vícios, é importante que busque ajuda o quanto antes! Pois, eles podem afetar muito mais do que o seu interior. Eles prejudicam seus relacionamentos em geral, seja com família, amigos ou parceiro; Prejudicam seu desempenho acadêmico e profissional.

Caso você se veja nessa situação, busque identificar a origem da motivação por trás do padrão de comportamento que o vício provoca em você. Certamente essa resposta lhe abrirá os olhos para enxergar traumas passados que você preferia fingir não ver.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter