Veja 3 dicas de como tirar pensamentos ruins da mente

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / ra2studio Todos os pensamentos geram reações emocionais para o indivíduo e, desta forma, pensamentos negativos trazem respostas negativas.

Algumas pessoas tendem a cultivar pensamentos pessimistas em relação a diversas áreas da vida e, com isso, acabam se tornando prisioneiras de um círculo vicioso em que pensamentos distorcidos causam diversos sentimentos ruins e potencializam uma crença muito prejudicial: a de que tudo está sempre fadado ao fracasso.

Todos os pensamentos geram reações emocionais. Consequentemente, pensamentos negativos trazem respostas emocionais negativas — como raiva, medo, tristeza, culpa e ansiedade. O primeiro passo para evitar os pensamentos ruins, portanto, é aprender a lidar com as emoções e evitar que pensamentos negativos estraguem seu dia.

Por que as pessoas são pessimistas?

Em geral, pessoas que são pessimistas tiveram uma criação mais dura, em que ouviram muitas críticas e tiveram pouco reconhecimento de seus acertos (os pais podem ter dado mais atenção aos erros e tropeços cometidos pela criança, esquecendo-se de valorizar os acertos). O contrário também ocorre: filhos superprotegidos, que cresceram com a crença de que o mundo é um local perigoso e que coisas ruins sempre podem acontecer, acabam apresentando esse comportamento de forma exagerada na vida adulta.

Dicas de Inteligência Emocional para evitar pensamentos ruins

Caso você esteja alimentando muitos pensamentos negativos que limitam a evolução de várias esferas da sua vida, chegou o momento de fazer uma revisão para criar consciência e agir contra esse padrão. Confira algumas dicas de Inteligência Emocional que poderão te ajudar a evitar pensamentos negativos:

Identifique o propósito desses pensamentos

Pensamentos negativos sinalizam que algo não está bom. Caso eles estejam apontando para uma mudança necessária e produtiva, dê espaço para que essa sensação negativa funcione como um impulsionador para uma mudança positiva. Por outro lado, se esses pensamentos são intrusivos e limitantes — que impedem uma ação efetiva para modificar algo que incomoda —, é preciso saber afastá-los de sua vida e encarar os desafios diários com mais leveza e otimismo.

Analise a situação com distanciamento

Em geral, os pensamentos negativos aparecem de maneira repetitiva e acabam se tornando parte de um ciclo vicioso automático e prejudicial. Com o tempo, esse padrão faz com que você não consiga mais avaliar se esses são pensamentos realmente válidos, o que torna praticamente impossível a eliminação deste paradigma mesmo quando a realidade traz coisas positivas. Para evitar que isso aconteça, é importante se distanciar de seus pensamentos e questionar se eles realmente fazem sentido no contexto atual.

Cuidado com a generalização

É preciso ter cuidado para não generalizar as situações e acabar transformando um único acontecimento ruim em uma onda de eventos negativos. Não fortaleça a vitimização por conta de um deslize e entenda que acontecimentos ruins não significam que toda a sua vida está fadada ao fracasso. O ideal é que você pense da maneira oposta: as situações ruins podem funcionar como corretores de rota que conduzem sua vida para conquistas maiores e melhores.

Se você deseja eliminar crenças limitantes e assumir o controle da sua vida, conheça o Método LOTUS — um treinamento de imersão que transformará totalmente a maneira como você lida com as suas emoções.

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter