COVID-19: O que fazer para evitar o aumento da depressão e ansiedade na quarentena?

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

COVID-19: O que fazer para evitar o aumento da depressão e ansiedade na quarentena?


A COVID-19 trouxe várias mudanças na sociedade, porém, a mais perceptível está sendo o relacionamento que temos com as nossas emoções.

Vários fatores externos contribuem para que o medo, a tristeza e a frustração sejam comuns nesse período de isolamento. Se olharmos por um prisma mais otimista, todas as emoções estão mais perceptíveis, até mesmo o amor e a alegria.

Tudo depende do modo como enxergamos a vida e a questão é justamente essa: sabemos lidar com o estresse? A incerteza?

Conhecemos muito bem essas emoções, já sentimos elas antes. Entretanto, nunca estivemos trancados em casa por tanto tempo, sem a correria do dia a dia para nos distrair – e isso fez toda a diferença.

Recentemente, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, escreveu um artigo para a publicação Psychiatric Times, dizendo que a pandemia do coronavírus (COVID-19) pode levar a propagação de transtornos como depressão e ansiedade.

Então, o que podemos fazer para evitar esse cenário?


Utilize a tecnologia a seu favor

Essa é uma saída muito viável para evitar o crescimento da depressão e ansiedade, justamente por ser a alternativa mais humana. Conseguimos ver as expressões no rosto da outra pessoa e isso traz uma sensação de aproximação muito maior. A comunicação ajuda a colocar para fora aflições e frustrações, trazendo alívio.

Procure evitar grupos de WhatsApp que propaguem mensagens pessimistas sobre a pandemia. É importante focar nos pontos positivos da quarentena, como, por exemplo, sugerir atividades, jogos, compartilhar dicas de leituras e séries.


Veja mais: “Depressão tem cura? Não tá tudo bem, mas vai ficar.


Tranquilize sua mente

Para algumas pessoas meditar realmente faz efeito. Então, vá para um lugar calmo e ouça uma meditação. Existem diversos aplicativos e vídeos no Youtube. Aos poucos, você vai encontrar o que realmente te acalma – pode ser até mesmo sons da natureza.

Outra técnica bem interessante é prestar atenção na sua respiração (principalmente em momentos de ansiedade). Isso faz você voltar para o momento presente, acalmando o seu corpo e mente.


Olhe para suas emoções

É importante aproveitar esse momento de isolamento para aprender a lidar com as suas emoções. Preste atenção no que você está sentindo, o que ocasionou essa emoção, as reações do seu corpo…

Isso tudo com um olhar analítico e não para aumentar ainda mais a emoção do momento, pois isso pode levar a uma crise de ansiedade (medo) ou depressão (tristeza), por conta da COVID-19.

Existem cursos e ferramentas na internet para você desenvolver o seu autoconhecimento, além de terapias online. Ajuda profissional é sempre uma boa opção.


Rodrigo Fonseca, presidente da Sbie, apresenta quatro ferramentas práticas para desenvolver o seu autoconhecimento!


Seja criativo

Sair da rotina significa viver novas experiências e esse é o momento ideal para isso. Faça exercícios diferentes, novas receitas para o almoço, veja canais no Youtube que nunca viu antes, comece uma série diferente…

Você pode estar vivendo um ciclo emocional vicioso sem perceber, alimentando ainda mais sentimentos que causam ansiedade e depressão. Quando você se permite mudar de rotina, está abrindo caminhos para novas emoções surgirem.



Gostou do artigo? Então, compartilhe em suas redes sociais, com amigos e pessoas importantes. Essas dicas podem ajudar uma vida!

Posts Relacionados

1. Autoconsciência O primeiro grande passo que você precisa tomar,

Leia Mais ►

Trabalhar sob pressão é uma das habilidades psicológicas mais importantes

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Conexão USA 🇺🇸!

Uma experiência profunda e impactante… agora para os Brasileiros nos EUA 🇺🇸!

Aguardem… dia 22 de Outubro de 2022!🚀🇧🇷🇺🇸

#conexão #usa #eua #rodrigofonseca #SBIE #inteligenciaemocional
#desenvolvimentoemocional