Inscreva-se para receber nossa newsletter

© Depositphotos.com / SIphotography Quando ansiedade acontece de forma repentina, de maneira intensa e contínua, passa a prejudicar as atividades e o cotidiano como um todo

A Inteligência Emocional, a Psiquiatria e a Psicologia alertam sobre as consequências dos traumas emocionais gerados durante a primeira infância. Essas interpretações de momentos traumáticos são responsáveis por gerar diversos fatores de risco que afetam a saúde mental e emocional de uma pessoa quando chega na idade adulta.

Uma pesquisa realizada pela psicóloga Vanessa Fernandes Fioresi, na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP endossa esse alerta e confirma que os traumas emocionais sofridos durante a infância podem influenciar e ter relação direta com os transtornos de ansiedade que são desenvolvidos mais tarde. O estudo acompanhou 120 pessoas e a maioria dos participantes possuem um diagnóstico de estresse pós-traumático, ansiedade social ou ansiedade generalizada.

Entre os principais traumas estão os abusos sexuais, o sentimento de rejeição e um ambiente familiar marcado pela agressividade. A especialista ressalta que a ansiedade é normal para qualquer pessoa, em alguns períodos da vida. Porém, quando se transforma em algo corriqueiro e incapacitante, é classificada como um transtorno que precisa de atenção.

A ansiedade é importante para o ser humano e permite que o indivíduo se prepare e planeje estratégias para lidar com algumas situações. As sensações físicas ocorrem de forma instantânea e leva poucos segundos até que o córtex entenda se a situação representa uma ameaça. Caso não haja perigo real, o sistema nervoso começa a se acalmar. Quando ansiedade acontece de forma repentina, de maneira intensa e duradoura, ela passa a atrapalhar as atividades e o cotidiano.

Confira os diferentes tipos de atividade

Ataques de pânico

Acontece sem uma razão específica e a pessoa sofre com sintomas físicos bastante intensos como aumento da frequência cardíaca, muita dificuldade respiratória e a sensação de morte imediata.

Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)

A ansiedade se manifesta em forma de convicções obsessivas e, por mais que não exista nenhuma razão ou sentido, a pessoa não consegue evitar determinadas ideias e repete comportamentos compulsivos que não possuem lógica.

Transtorno de Estresse Pós-Traumático

Esse transtorno é comum após sofrer com um impacto emocional muito forte e a pessoa acaba revivendo o momento, sentindo as mesmas sensações.

Fobias

Medo intenso de algo que não representa perigo de fato. Como túneis, locais escuros, e certos animais inofensivos.

Ansiedade generalizada

A ansiedade generalizada é caracterizada pela preocupação constante com a rotina. Este tipo de ansiedade pode ocasionar sintomas físicos com enxaqueca, cansaço e problemas gástricos.

Como enfrentar o problema?

  • Reconhecer os gatilhos que geram a ansiedade;
  • Manter uma rotina organizada;
  • Cuide do seu sono;
  • Alimente-se de maneira adequada e saudável;
  • Pratique atividades físicas;
  • Entre em contato com as suas emoções;

A importância da Inteligência Emocional para uma vida com menos estresse e ansiedade

O desenvolvimento da Inteligência Emocional pode transformar completamente a vida de pessoas que sofrem com ansiedade. O Método LOTUS – um treinamento de imersão que já transformou a vida de milhares de pessoas -, promove o reconhecimento dos gatilhos que geram o problema e possibilita uma reflexão sobre comportamentos para que seja possível eliminar padrões e crenças prejudiciais. Desperte o seu verdadeiro potencial e conquiste uma vida mais saudável!

Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest

Posts Relacionados

As crianças e adolescentes sentem a tensão dos longos períodos dentro de casa. Então, confira nossas dicas para cuidar da saúde mental neste momento.

Leia Mais ►

Como podemos nos beneficiar com a compreensão das nossas emoções, história de vida e comportamentos neste período de isolamento social? Confira.

Leia Mais ►

É preciso fazer algumas modificações na maneira como você lida e conversa com seus filhos adolescentes. Descubra como através da Inteligência Emocional!

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter