Inscreva-se para receber nossa newsletter

© Depositphotos.com / SIphotography A gravidez psicológica é uma doença emocional em que a mulher tem todos os sinais de uma gestação, sem que exista um bebê sendo gerado.

Popularmente conhecida como gravidez psicológica, a pseudociese é uma doença emocional em que todos sintomas de uma gestação se manifestam — enjoos, aumento do sono, alterações de humor, ganho de peso, produção de leite e até ausência da menstruação —, mas não existe um bebê sendo formado no útero.

Todos os sintomas da gravidez psicológica são causados por estímulos psicológicos que influenciam o hipotálamo e a hipófise, aumentando a produção dos hormônios de uma gestação verdadeira.

Causas da gravidez psicológica

Muitas pessoas pensam que a gravidez psicológica só acontece com mulheres que sonham em ter filhos. Porém, diversas outras situações relacionadas à gestação podem desencadear uma gravidez psicológica. Veja alguns exemplos:

– Muito desejo de engravidar;

– Medo excessivo de engravidar;

Baixa autoestima e necessidade de atenção;

– Relações sexuais sem preservativo e atraso no anticoncepcional;

– Atraso na menstruação.

A gravidez psicológica só pode ser diagnosticada por meio de exame de ultrassom e de exames como teste de farmácia e o exame de sangue Beta HCG. O resultado negativo dos exames e a ausência de feto no ultrassom, em conjunto com a presença de sintomas típicos da gestação, confirmam a gravidez psicológica.

Os sintomas da gravidez psicológica são tão reais que, mesmo com os resultados negativos dos testes, algumas mulheres não ficam convencidas de que a gestação não é real. Nesses casos, é preciso de acompanhamento psicológico para tratar o problema.

Tratamento para a gravidez psicológica

Com ajuda psicológica, é importante que a mulher descubra as reais causas da gravidez psicológica. Em alguns casos, é preciso intervir com medicamentos hormonais para regularizar a menstruação e encerrar a produção de leite. A ajuda da família é fundamental neste processo, e é necessário ter paciência e jamais acusar a pessoa de ser uma mentirosa.

Como a Inteligência Emocional pode ajudar

O corpo e a mente estão totalmente ligados, o estado emocional se manifesta de diversas maneiras no estado físico. Todas as tensões geradas por estímulos emocionais ou estresse são descarregadas no corpo, que encontra nas doenças físicas ou psicológicas uma forma de sinalizar que algo está em desequilíbrio.

Um dos caminhos mais eficazes para se proteger das doenças é o desenvolvimento da Inteligência Emocional. Isso porque aprender a cuidar das suas emoções é fundamental para ter uma vida equilibrada e saudável.

Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest

Posts Relacionados

Caso você ainda não conheça o significado do termo “mindset”,

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter