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Coronavírus e o Medo: como manter o equilíbrio emocional neste momento?
Ter consciência das nossas ações e emoções é essencial para a nossa saúde e bem-estar.


Estamos vivendo um momento complicado. A pandemia do Coronavírus (Covid-19) ocasionou – e ainda o faz – vários impactos no mundo e se não tivermos consciência das nossas ações agora, podemos entrar em um estado emocional prejudicial para a nossa saúde e bem-estar.

Isolamento social, atenção redobrada com a higiene, preocupações financeiras, mortes e mudança radical da rotina. Tudo isso acontecendo de uma vez só.

Para quem já sofre de transtornos psicológicos como depressão e ansiedade, esse período acaba sendo mais complicado. Para outras pessoas, pode se tornar o gatilho para desenvolver essas condições.

Então, como manter o equilíbrio emocional nesse momento de incertezas?

Confira, abaixo, a importância de não deixar o medo dominar nosso corpo e mente, e algumas dicas práticas para você cuidar das suas emoções!


Veja mais: “25 doenças que podem ter origens emocionais”


O medo em excesso e suas consequências

O medo é uma emoção natural do ser humano, responsável pela nossa sobrevivência desde o primórdio dos tempos.

Essa emoção nos leva à ação, impulsiona a criatividade e delimita nossos comportamentos. Porém, em momentos como esse que estamos vivendo agora, com a pandemia do Coronavírus, podemos senti-la em excesso se não soubermos olhar para nós mesmos.

Isso causa diversos desequilíbrios no nosso corpo, pois o medo aumenta o estresse e hormônios como adrenalina e cortisol em nossa corrente sanguínea, diminuindo a resistência do organismo.

E isso só nos deixa mais vulneráveis para pegar algum tipo de vírus ou bactérias.

Para combater o medo, precisamos nos informar, assim, não alimentamos pensamentos negativos sobre o assunto.

Então, traga à sua consciência informações coerentes sobre o momento que estamos passando, mas sem ficar o dia inteiro se bombardeado com essas notícias porque isso vai gerar o efeito contrário!

A Organização Mundial da Saúde (OMS), disponibilizou uma página com as principais dúvidas sobre o Coronavírus, clique aqui para acessar.


O que fazer para equilibrar o medo na quarentena?

• Atividades como yoga, meditação, atividades físicas, entre outros, ajudam a reduzir o cortisol e aliviar o estresse;


• Reforce a sua imunidade se alimentando bem todos os dias, com frutas, sementes, verduras e legumes em todas as refeições;


• Tenha uma boa noite de sono, dormindo de sete a oito horas por dia e evite usar celular e computador uma hora antes de dormir, preparando a sua mente para o descanso;


• Use a tecnologia ao seu favor, fazendo chamadas de vídeo ou telefone com os seus amigos e familiares, matando a saudade e reforçando seu círculo de apoio.


Esse período também é de aprendizado

Quando foi a última vez que você teve tempo para perceber o que é importante na sua vida? E para praticar realmente a empatia?

Respeitar e cuidar das pessoas que estão a nossa volta, mesmo quando não conhecemos quem elas são, é o verdadeiro significado de empatia. Esse momento está trazendo isso para nós, a consciência coletiva.

Aproveite para rever os seus comportamentos, crenças, analisar os seus planos… o que você realmente quer para a sua vida.

Essa crise vai passar e o modo como você está lidando com isso é o que vai ficar de aprendizado!


Veja mais: “Afinal, o que é Inteligência Emocional?”


Ter Inteligência Emocional nunca foi tão importante

Entender e identificar nossas emoções é extremamente importante para enfrentar situações difíceis e também, colher o que elas têm de melhor para oferecer.

Desenvolva a sua Inteligência Emocional no treinamento Lotus Inteligência Emocional e esteja preparado para o futuro!

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