Inscreva-se para receber nossa newsletter

© Depositphotos.com / bezzznika Uma pessoa autoconfiante conhece muito bem suas limitações e suas capacidades diante de uma relação amorosa.

A insegurança está presente na vida de todos os seres humanos e, por conta disso, os relacionamentos amorosos podem representar um grande desafio para algumas pessoas. Em uma relação amorosa a autoconfiança é essencial em todas as fases. Isso porque uma pessoa autoconfiante entende bem suas limitações e conhece suas capacidades. Saber aonde quer chegar, não se abalar emocionalmente com ciúmes, críticas e conhecer suas principais qualidades é fundamental para se relacionar com outra pessoa.

Autoconhecimento é a chave para desenvolver a autoconfiança

A autoconfiança é totalmente ligada ao autoconhecimento. Afinal, você só confia em quem você conhece, certo? Olhar para dentro e entender suas potencialidades, pontos fracos, saber quais são seus sonhos e ter uma visão clara do que você gosta e procura para sua vida possibilitam ter uma visão mais clara de quem você realmente é. Quanto mais você se conhece, mais confia em si mesmo e também transmite confiança para o parceiro. Por outro lado, quanto mais você duvida da sua capacidade, mais aumenta sua insegurança e a crença inconsciente de que, no fundo, você não merece ser amado e acaba boicotando a própria felicidade.

O desafio da autoconfiança masculina

Os homens são criados e influenciados pela sociedade com a crença de que precisam bloquear suas emoções. Existe uma dificuldade muito grande em chorar, demostrar tristeza, carência e fraqueza. Esse padrão cultural limita o desenvolvimento do autoconhecimento e a capacidade em trabalhar as próprias emoções. A dificuldade em conseguir olhar para as próprias emoções, entender seus medos, limitações e inseguranças, dificulta o desenvolvimento da autoconfiança masculina.

O desafio da autoconfiança feminina

As mulheres estão ocupando, cada vez mais espaços dentro da sociedade. No mercado de trabalho se destacam em cargos mais altos e são independentes financeiramente. Porém, muitas não conseguem reconhecer seu poder pessoal e, por esse motivo, competem umas com as outras. Ao agir dessa maneira acabam anulando o seu próprio potencial, o que abala sua autoestima e a desconecta da sua verdadeira natureza e identidade.

Por isso, confiar em si mesmo é fundamental para a maturidade emocional de um relacionamento e também para confiar no parceiro.

Confira dicas para ser mais autoconfiante no amor e melhorar seu relacionamento:

Nada é perfeito, aceite!

Aceite-se da maneira como você é, especialmente no que diz respeito às características que não podem ser mudadas. Aprenda a viver com suas imperfeições e não fique perdendo tempo lutando contra elas. É mais inteligente se concentrar em suas qualidades e nos aspectos que dependem de você: aumentar sua bagagem cultural, melhorar a aparência física através de uma alimentação saudável e exercícios e cuidar das suas próprias emoções.

Ressalte suas qualidades

Faça uma lista com as suas qualidades e todas as vezes que se sentir triste, inseguro e pouco confiante, recorra a essa lista e lembre-se das suas características positivas.

Identifique suas crenças limitantes

A falta de autoconfiança é resultado de padrões que começam a ser desenvolvidos na infância. Identificar o que gerou esta crença negativa é fundamental para fazer uma reavaliação e perceber se ela realmente faz sentido.

Não se compare

O hábito de se comparar com outras pessoas é extremamente prejudicial para a autoconfiança. As pessoas têm momentos diferentes e histórias de vida distintas. Evite aquelas comparações comuns no início do relacionamento como “o ex dela tinha mais dinheiro e um carro do ano” ou “a outra namorada era mais bonita e viajada”. Acredite em você, nas suas características e personalidade.

Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest

Posts Relacionados

Você sabe como a meditação pode te auxiliar na busca pelo autoconhecimento? Leia agora e descubra!

Leia Mais ►

Existem algumas atividades altamente recomendadas para a melhora e alívio

Leia Mais ►

Identificar o que está causando essa falta de motivação é o primeiro passo para sair desse sofrimento!

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter