Como aumentar a autoconfiança masculina no relacionamento

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

homem confiante
Os homens geralmente crescem ouvindo que não podem chorar ou demonstrar fraqueza, o que pode levar à falta de autoconhecimento e autoconfiança.

Todas as pessoas têm inseguranças e, justamente por isso, se relacionar pode ser um grande desafio. Em uma relação, a autoconfiança é fundamental para trazer equilíbrio e estabilidade para o casal. Isso porque uma pessoa autoconfiante conhece suas capacidades e limitações, sabe aonde quer chegar e não tem o hábito de se comparar com os outros.

Para ter um relacionamento com maturidade emocional, portanto, é essencial ter confiança em si mesmo e no companheiro. Se você quer saber como aumentar a autoconfiança, confira nossas dicas de Inteligência Emocional e transforme seu relacionamento de maneira positiva.

Como aumentar a autoconfiança?

Para confiar em uma pessoa, você precisa primeiro conhecê-la, certo? Esta mesma ideia se aplica a você: para ter autoconfiança, você precisa de autoconhecimento. Nesse sentido, saiba suas potencialidades e pontos fracos, conheça seus sonhos, tenha uma visão clara das coisas que você gosta e entenda quem você realmente é.

Quanto mais você se conhece, mais motivos você tem para confiar em si mesmo e transmitir confiança para os outros. Por outro lado, sempre que você duvida de sua capacidade, mais motivos você dá para que os outros desconfiem de você.

O desafio na autoconfiança masculina

Culturalmente, os homens crescem acreditando que precisam bloquear suas emoções, que não podem chorar, demonstrar tristeza e nem fraqueza. Por conta disso, é muito raro que eles consigam desenvolver o autoconhecimento e a capacidade de trabalhar as emoções.

Sem saber quem são, quais são seus medos, inseguranças e limitações, fica muito difícil que esses homens consigam desenvolver a autoconfiança.

Como aumentar a autoconfiança masculina

Aceite as imperfeições

Aceite o que você é, especialmente no que diz respeito às características que não podem ser mudadas — como altura ou cor dos olhos. Aprenda a viver com suas imperfeições e, em vez de ficar lutando contra elas, se concentre em suas qualidades e nos aspectos que dependem de você: emagrecer, mudar o estilo de roupa, inovar no corte de cabelo, entre outras coisas.

Tenha consciência de suas qualidades

Faça uma lista de tudo o que você tem de positivo, como a generosidade, honestidade, capacidade de organização e até aspectos físicos que lhe dão orgulho. Toda vez que você criticar a si mesmo por conta de alguma falha, lembre-se de uma qualidade positiva.

Identifique suas crenças

Pergunte-se: o que lhe faz acreditar que não é capaz? Quando foi a primeira vez que alguém disse que você não conseguiria realizar algo? Normalmente, a falta de autoconfiança é resultado da crença de incapacidade, um pensamento que é desenvolvido ainda na infância. Identifique o que gerou esta crença negativa e avalie se ela realmente faz sentido.

Pare de se criticar tanto

O quanto você tem sido duro, exigente e inflexível com você mesmo? Quantas vezes por dia você se critica, se condena e se humilha? Quantas vezes por dia você faz um elogio a si mesmo e reconhece suas conquistas?

Experimente ser mais compreensível, amoroso e tolerante com você mesmo e perceba como é possível confiar em sua capacidade.

Pare de se comparar

Elimine o hábito de se comparar com outras pessoas. Sempre que se compara a alguém, você anula suas qualidades. Você pode não perceber, mas provavelmente existem pessoas que gostariam de ter algumas qualidades ou coisas que você possui. E quem você acha que é perfeito pode estar desejando ser outra pessoa. Seja você mesmo e aprenda a ser feliz com isso!

Lembre-se que você é vitorioso

Escreva sobre tudo o que você conquistou em sua vida, seus sucessos, realizações e memórias mais queridas. Sempre que você se sentir incapaz de fazer alguma coisa, releia sua lista e lembre-se que você é uma pessoa capaz e fantástica.

Imagem: © Depositphotos.com / alphaspirit

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter