Principais dificuldades do trabalho em equipe e como superá-las

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Trabalhar em equipe demanda capacidade de se relacionar com pessoas. Isso porque equipes são formadas por pessoas que possuem diferentes personalidades, formas de pensar e de atuar, de saber respeitar e de lidar com as diferenças, o que é fundamental para construir relações saudáveis e uma carreira bem-sucedida.

Uma equipe eficiente é capaz de somar talentos e habilidades de diferentes pessoas, de modo a alcançar os resultados esperados pela organização. Este processo é muito mais complexo do que parece, uma vez que a maioria das pessoas se preocupa apenas em desenvolver suas habilidades técnicas, sem dar importância para o desenvolvimento de suas habilidades comportamentais.

Os desafios do trabalho em equipe

Além das questões comportamentais, existem algumas situações que devem ser observadas pelo líder, de modo a evitar desgaste, competições desnecessárias e dificuldades nas relações interpessoais. São elas:

– Falta de comunicação e baixa troca de experiências entre as pessoas da equipe;

– Falta de direcionamento e clareza sobre as atividades e o papel de cada um, o que gera rivalidade e disputas de ego;

– Falta de gestão no que diz respeito à prevenção e gerenciamento de conflitos;

– Excesso de reuniões sem objetivos específicos, somente para cumprir procedimentos;

– Falta de feedbacks individuais, o que pode gerar insegurança e perda de interesse pelos membros da equipe.

O papel das emoções nos relacionamentos profissionais

Independentemente da atuação do líder, é importante que cada colaborador se empenhe em manter um bom relacionamento com seus colegas de equipe. Uma das formas mais efetivas de se relacionar positivamente com as pessoas é desenvolvendo a Inteligência Emocional, que é a habilidade de lidar com as emoções — com as próprias e com as das pessoas que convivem conosco.

Milhares de coisas acontecem ao longo de um dia de trabalho, podendo gerar emoções positivas e negativas. Cada pessoa tem uma maneira particular de expressar e lidar com essas emoções — seja de forma construtiva, seja de forma destrutiva. Para manter o ambiente sempre harmonioso e respeitoso, portanto, é fundamental saber lidar com todas essas emoções.

Ao desenvolver sua Inteligência Emocional, você aprende coisas fundamentais como:

– Controlar suas emoções e compreender as emoções das pessoas, sem deixar que elas interfiram negativamente nas relações;

– Compreender e respeitar as diferenças entre as pessoas, sem exigir que todos sejam e pensem como você;

– Ser flexível e tolerante com os erros (seus e dos outros);

– Reconhecer, destacar e explorar suas habilidades e pontos fortes, bem como as de seus colegas de trabalho;

– Ser menos perfeccionista e compreender que todas as pessoas têm limitações e fraquezas que devem ser respeitadas;

– Motivar e inspirar pessoas por meio de pensamentos e atitudes positivas;

– Tomar decisões baseadas em escolhas conscientes, e não em reações emocionais.

Método LOTUS

Se você quer se tornar consciente da sua vida, de suas decisões, além de melhorar sua relação com você e com as pessoas ao seu redor, vale a pena conhecer o Método LOTUS — um treinamento que colocará você em contato profundo com suas emoções e mudará a forma de se relacionar com o mundo.

Imagem: © Depositphotos.com / Lenets_Tatsiana

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