O que é o conceito de qualidade de vida no trabalho?

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Qualidade de vida é um termo que se refere ao nível de bem-estar físico e espiritual de uma pessoa. Diversos fatores são levados em consideração para medir a qualidade de vida de um indivíduo: ele deve estar saudável, ter o suficiente para se alimentar, ter moradia e boas condições de prazer e satisfação com suas próprias escolhas e realizações.

Qualidade de vida no trabalho

No que diz respeito ao trabalho, a qualidade de vida se refere ao nível de satisfação que uma pessoa tem em relação à sua carreira e às atividades exercidas em seu trabalho. Os requisitos para ter qualidade de vida no trabalho variam de pessoa para pessoa, pois cada uma delas tem necessidades diferentes e que trazem satisfação e realização.

As pessoas passam mais tempo no trabalho do que em suas próprias casas e, por isso, é importante que estejam felizes e motivadas. A qualidade de vida no trabalho interfere diretamente em todas as outras áreas da vida, assim como no comportamento, no desenvolvimento pessoal e na saúde.

Se você deseja alcançar um alto nível de qualidade de vida no trabalho é necessário identificar suas motivações e saber como se manter motivado. O autoconhecimento é fundamental nesse processo.

Descubra o que mantém você motivado

As pessoas têm necessidades diferentes e, por isso, cada pessoa é motivada de uma forma diferente. Ter consciência do que mantém você motivado é essencial para ter qualidade de vida no trabalho.

Se você é uma pessoa movida a desafios e trabalha em uma empresa em que suas atividades não desafiem você, dificilmente se sentirá motivado. Se você sente necessidade de ser reconhecido, mas trabalha em um lugar onde as pessoas só criticam e nunca reconhecem suas atividades, certamente viverá infeliz no seu trabalho.

Pergunte a si mesmo: “O que me motiva?”. A resposta pode ser dinheiro, reconhecimento, status, crescimento pessoal, desafios, respeito, flexibilidade de horário, rotina, entre muitas outras.

Para encontrar a resposta, é preciso que você saiba quais são seus valores, o que realmente é importante para você e se suas necessidades são atendidas no seu ambiente de trabalho. Lembre-se de que a qualidade de vida no trabalho reflete em todas as áreas de sua vida, e é fundamental que você se sinta realizado profissionalmente para ter uma vida feliz.

Se você não consegue encontrar motivação e deseja realmente mudar sua vida, conheça o Método LOTUS, um treinamento de Inteligência Emocional que levará você a reflexões profundas sobre sua vida, suas escolhas, crenças, emoções e valores. Não perca mais tempo, a hora de mudar é agora, e nós podemos ajudar você!

Imagem: iStock.com / BartekSzewczyk

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