Você é um Workaholic? O vício em trabalho pode estar atrapalhando sua vida

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / misterjabmail.gmail.com O workaholic é uma pessoa viciada em trabalho e que coloca a carreira acima de qualquer outra coisa.

Equilibrar a vida pessoal com a vida profissional é um grande desafio. Longas jornadas de trabalho, horário de almoço reduzido, finais de semana mal aproveitados e sem descanso, falta de envolvimento familiar acabam se tornando comuns, especialmente em um mercado de trabalho tão competitivo. Nesse contexto, as pessoas acabam colocando o trabalho acima de qualquer outra coisa, e passam a viver pela carreira.

O vício em trabalho é tão comum que até ganhou: workaholismo. Quem sofre desse problema é chamado de workaholic e apresenta vício não apenas em trabalho, mas em conquistas e realizações profissionais. Por colocar o trabalho acima de qualquer coisa e se dedicar intensamente à carreira, o workaholic geralmente é uma pessoa bem-sucedida profissionalmente, mas sem nenhuma qualidade de vida.

Perfil do Workaholic

O workaholic se envolve muito mais com os projetos do trabalho do que com os projetos da família, e passam muito mais tempo na empresa do que em sua própria casa.

O viciado em trabalho vive conectado com os assuntos e grupos da empresa, checa e responde e-mails de madrugada, dorme mal, se irrita com tudo o que está fora do seu controle, perde momentos importantes com a família e gostam de falar o tempo todo sobre suas conquistas profissionais. Além disso, o workaholic pode se sentir mal quando se desliga um pouco do trabalho, pois pensa que está perdendo tempo e oportunidades.

Consequências de ser workaholic

Um workaholic dificilmente se reconhece como tal e, por isso, não para nunca de trabalhar e quer sempre conquistar mais. Apesar disso, o que acontece é justamente o contrário: ele acaba sem nada.

De tanto se dedicar apenas ao trabalho, o workaholic perde sua capacidade de se relacionar com as pessoas e demonstrar afeto por elas. Quando o viciado em trabalho se dá conta, seus filhos já cresceram, o cônjuge se afastou e os amigos não o procuram mais.

Uma vez que o workaholic não se preocupa com sua saúde, também é muito comum que esta pessoa desenvolva doenças como hipertensão, estresse e problemas emocionais. Quando esses problemas de saúde aparecem, o profissional deixa de se dedicar ao trabalho de maneira satisfatória, desencadeando uma demissão.

Todo esse processo pode levar anos e, se você se identificou com as características de um workaholic, é importante compreender as razões que te levaram a este vício e interromper o processo antes que você seja muito prejudicado.

Qual sua relação com o trabalho?

Para algumas pessoas, o vício em trabalho é um mecanismo de proteção inconsciente e que foi aprendido na infância. Pessoas que cresceram ouvindo que era necessário trabalhar muito para ter sucesso, que dinheiro é sinônimo de felicidade e que é necessário se dedicar muito para ser aceito socialmente podem desenvolver o workaholismo.

Pessoas com problemas de relacionamento, podem usar o trabalho como forma de proteção ou até como distração para se afastar de emoções negativas e lembranças ruins. Ter consciência da sua relação com o trabalho é fundamental para se livrar desse vicio, que acaba atrapalhando todas as áreas da sua vida.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter