Saiba como lidar com pessoas “sem sentimentos”

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / HappyCity Reprimir e bloquear os sentimentos podem fazer com que o indivíduo desenvolva doenças físicas ou emocionais.

Algumas pessoas têm uma personalidade mais racional e carregam uma resistência que as impede de demonstrar seus sentimentos. Conviver com esses indivíduos pode ser difícil e frustrante, e é necessário entender que por trás dessa dificuldade existem feridas emocionais que desencadearam essa frieza e racionalidade em excesso.

Pessoas emocionalmente equilibradas conseguem olhar com frieza para certos momentos em que é necessário tomar decisões de maneira mais racional, além de entenderem a importância de usar a intuição e seguir o coração para que não se arrependam no futuro. Quando existe um desequilíbrio interno, o indivíduo costuma intensificar um dos lados, deixando o outro escondido — o que não significa que ele não exista.

Por trás da dificuldade em demostrar os sentimentos podem existir questões da infância e interpretações da vida intrauterina que desencadearam esse tipo de personalidade. Os primeiros anos de vida são responsáveis em moldar características fundamentais dos seres humanos e, caso a criança tenha sofrido com abandono ou rejeição familiar, é provável que ela tenha percebido que se manter fechada em relação aos próprios sentimentos é uma forma segura de se proteger.

Ao chegar à vida adulta, essas pessoas mantém o mesmo padrão adquirido durante a infância e não conseguem demostrar ou falar sobre suas emoções. Existem outros fatores que podem desencadear este tipo de comportamento, tais como: medo de se machucar, decepções amorosas ou desconfiança em excesso.

Dicas para lidar com pessoas “sem sentimentos”

Entender que as emoções continuam existindo mesmo em pessoas que não conseguem demonstrar seus sentimentos é o primeiro passo para lidar de forma mais saudável e harmoniosa com esses indivíduos. Muitas vezes, elas são quem mais sofrem com esse comportamento: ao reprimir e bloquear sentimentos que precisam ser liberados, essas emoções podem encontrar uma forma de expressão por meio de doenças físicas ou emocionais.

Confira algumas dicas de como lidar com pessoas “sem sentimentos”:

Não absorva

Não leve para o lado pessoal quando o indivíduo se comportar de maneira distante ou sem empatia e compaixão. Afinal, essa pessoa é assim com todo mundo e o problema não é exclusivamente com você. Entenda que isso não é feito com a intenção de te magoar, mas apenas porque o indivíduo simplesmente não conhece outra maneira de se relacionar.

Perdoe

Perdoar comportamentos que geram decepção e frustração é fundamental, assim como não perder tempo reforçando essas características negativas. Lembre-se: quanto mais você apontar e reforçar esse tipo de comportamento, mais força ele terá. Tente mostrar outras maneiras de se relacionar dando exemplos e agindo de acordo com a forma que você gostaria de ser tratado.

Tenha empatia

Você já tentou entender e refletir o que levou essa pessoa a ser assim? Já procurou saber sobre seus traumas e gatilhos que desencadearam essa dificuldade em demonstrar os sentimentos e emoções? Ao se colocar no lugar do outro e evitar julgamentos, é possível compreender e aceitar melhor muitas atitudes que causam decepção.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

Para se relacionar bem com todos os tipos de pessoas e personalidades, é preciso entender as suas próprias emoções e saber se relacionar com você mesmo. Desenvolva sua Inteligência Emocional com o Método LOTUS e encontre ferramentas para ser mais flexível com as pessoas que você ama e convive.

 

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter