Quero morar sozinha: como tomar a decisão de sair da casa dos pais?

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / monkeybusiness Sair da casa dos pais envolve muitas mudanças, e é necessário analisar cuidadosamente como isso afetará sua vida.

Independência, liberdade, privacidade, maturidade, relações conturbadas, brigas e necessidades profissionais podem ser destacadas como algumas das principais razões que levam uma pessoa a sair da casa dos pais. Ter esses motivos muito bem definidos é a melhor maneira de se manter firme na decisão e superar todas as dificuldades que podem surgir.

Para sair de casa é preciso coragem e planejamento, já que envolve muitas mudanças. Talvez você não precise mais lidar com sua mãe te cobrando para arrumar o quarto, mas também não terá mais uma comida quentinha te esperando sempre que chegar em casa. Por isso, é importante prever todas essas possibilidades e estar devidamente preparado para viver longe dos pais.

Encontre um propósito

Qual a razão de você estar saindo da casa dos seus pais? Como esta decisão afetará sua vida? Seus propósitos devem ser maiores e mais fortes que seus medos, de modo a te incentivar a continuar mesmo quando as dificuldades aparecerem.

Faça uma lista das coisas que o motivam a sair de casa e avalie se você tem propósitos concretos para tomar essa importante decisão. Se você perceber que os motivos estão relacionados a problemas de convivência com seus pais, é importante resolver a situação antes de tomar alguma decisão impulsiva e que pode trazer mágoa.

Análise Swot

Muito utilizada em empresas, a Análise Swot é uma ferramenta que avalia o cenário e faz um diagnóstico da situação. O objetivo desta técnica é preparar opções estratégicas para possíveis problemas que podem aparecer no meio do caminho. Para fazer a análise, pegue uma folha de papel e divida seu espaço em quatro partes:

Forças: escreva seus pontos fortes, suas principais habilidades e qualidades que poderão ajudar nesse processo de morar sozinho;

Fraquezas: anote suas principais fraquezas, dificuldades e defeitos que atrapalharão o processo de morar longe dos pais;

Oportunidades: escreva sobre as vantagens de sair de casa e como sua vida mudará positivamente com essa decisão;

Ameaças: por fim, anote as desvantagens de sair da casa dos seus pais, identificando o que pode dar errado e quais dificuldades poderão aparecer.

Com todos esses espaços preenchidos, analise todos os aspectos positivos e negativos e tome sua decisão com consciência.

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter