Pressão emocional no trabalho: 6 dicas de como lidar com momentos de decisão

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / alphaspirit Tomar uma decisão pode ser bastante estressante e gerar uma enorme pressão, prejudicando a saúde física e emocional no profissional.

O ambiente corporativo geralmente é marcado por muitas demandas, prazos apertados e altos níveis de estresse. Neste contexto, os momentos de tomar uma decisão empresarial podem trazer muita pressão emocional para os gestores, uma vez que qualquer mudança pode influenciar diretamente no futuro da organização e dos colaboradores.

Este tipo de situação pode fazer com que os profissionais fiquem cada vez mais ansiosos e cansados, com dificuldade para tomar uma decisão acertada e ponderada. Porém, é possível lidar com os momentos de decisão de maneira mais eficiente e assertiva, reduzindo a pressão no trabalho e aumentando a produtividade e a qualidade de vida de todos os colaboradores da empresa. Saiba como a seguir:

Dicas para lidar com momentos de decisão

Entenda que as escolhas fazem parte do ambiente corporativo

Independentemente do papel, cargo ou função que você ocupe na empresa, sempre será necessário fazer escolhas. A vida é cercada de infinitas possibilidades — desde a roupa que você escolhe usar no dia, até a maneira como lida com seus colegas, superiores ou colaboradores.

Nos momentos em que é necessário tomar uma decisão, a pressão pode impedir ações assertivas. Quando isso acontece, é preciso respirar fundo, se organizar e reequilibrar os pensamentos e sentimentos antes de tomar qualquer decisão. Espere as emoções se acalmarem para não correr o risco de fazer uma escolha que não seja racional.

Alinhe as expectativas

Alinhar metas e atividades com a equipe, colaboradores e superiores é essencial para evitar que a falta de planejamento e o excesso de expectativas acabem sobrecarregando seu trabalho. Por isso, mantenha conversas frequentes com todos os envolvidos no trabalho.

Estabeleça prioridades

Um dos principais motivos que causam a pressão no ambiente de trabalho é o acúmulo de tarefas. Por esse motivo, definir prioridades é essencial. Entender, junto com a equipe, quais prazos podem ser atrasados para que as tarefas mais urgentes possam ser resolvidas é uma ação que evita estresse e possibilita uma atenção maior para cada tarefa.

Organize-se

Quando as expectativas, metas e prioridades estiveram alinhadas, é hora de montar um cronograma e um plano de ação. Ao criar um planejamento, é possível ter mais foco e a produtividade aumenta.

Aprenda a lidar com as emoções

Cada profissional tem diferentes reações nos momentos de pressão, sendo que alguns podem apresentar atitudes explosivas ou crises nervosas, enquanto outros podem ficar completamente paralisados. Desenvolva sua Inteligência Emocional e saiba a identificar a maneira que você age em momentos de pressão emocional e, sempre que identificar um desequilíbrio, desenvolva o hábito de prestar atenção na sua respiração e inspirar e expirar lentamente até se acalmar.

Permita-se relaxar

Extravasar o estresse e a pressão do trabalho com atividades que tragam prazer é fundamental para ser produtivo. Esvazie a cabeça e permita-se relaxar.

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter