O que é Outubro Rosa?

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

Por mais que o diagnóstico de um câncer seja assustador, é fundamental que a pessoa cuide de suas emoções ao longo do tratamento.

Embora seja uma doença assustadora, o câncer tem deixado de ser visto como um problema incurável e que leva à morte: um em cada três casos de câncer pode ser curado, especialmente se for descoberto em seus primeiros estágios e tratado rapidamente.

Diversos tipos de câncer apresentam sintomas característicos já em suas fases iniciais, o que facilita o diagnóstico precoce. É o caso do câncer de mama.


O que é Outubro Rosa?

As campanhas de conscientização e prevenção tem um papel muito importante para o diagnóstico precoce dos tumores.

O mês de outubro é mundialmente conhecido como o mês da luta contra o câncer de mama, visto que é a doença que mais acomete as mulheres no mundo inteiro — segundo o Instituto Nacional do Câncer.

O Outubro Rosa é um movimento que estimula a participação da população no controle do câncer de mama, compartilhando informações sobre a doença e promovendo a conscientização sobre a importância de sua detecção precoce.

O movimento nasceu nos Estados Unidos na década de 1990 e o governo brasileiro participa da mobilização desde 2010.


Veja mais: “Outubro Rosa: 20 frases para você fazer parte dessa campanha!


Principais sintomas

  • Presença de um caroço (nódulo) fixo, geralmente indolor;
  • Pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja;
  • Surgimento de alterações no bico do peito (mamilo);
  • Saída espontânea de líquido dos mamilos;
  • Aparecimento de pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).


Prevenção do Câncer de Mama

O autoexame é essencial para que as mulheres conheçam seu corpo e possam identificar a presença de caroços e outras alterações em suas mamas, procurando uma avaliação profissional sempre que necessário.

Além do autoexame, mulheres com idade entre 40 e 69 anos devem realizar uma mamografia anual, garantindo que qualquer nódulo seja identificado antes que possa crescer significativamente.

Lembre-se: a detecção precoce é fundamental na luta contra o câncer de mama e, quanto menor o tumor, maior a probabilidade de vencer a doença.


Lidando com o Câncer de Mama

Cirurgia, radioterapia, quimioterapia e terapia hormonal são alguns dos possíveis tratamentos para o câncer de mama, sendo que a abordagem mais adequada varia de acordo com o tipo e estágio do tumor.

Além desses cuidados médicos, é fundamental que a mulher cuide de suas emoções, lidando com os efeitos colaterais dos tratamentos e eliminando as causas emocionais do câncer.

Emocionalmente, o câncer se aloja em partes do corpo que guardam mágoas, ressentimentos e dúvidas.

A falta de compreensão com os próprios erros ou com os erros de outras pessoas trazem mágoas profundas, além de raiva e tristeza, e esses sentimentos negativos podem se manifestar fisicamente por meio do câncer.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter